Arceburgo terá grandes obras em 2012

Publicado em 18/01/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação

O sentido das ações do prefeito Antônio Roberto da Costapara 2012 é de otimismo

O ano de 2011 foi muito importante para a administração municipal, quando Arceburgo recebeu inúmeras obras e serviços relevantes. Mas para 2012 a expectativa do prefeito arceburguense é de que seja um ano ainda mais promissor, tendo em vista o cronograma de obras e realizações previstas.
A principal delas será a pavimentação de 100% das ruas de Arceburgo. De acordo com o prefeito, desde 2005, quando assumiu o primeiro mandato, seu governo já pavimentou mais de 80 ruas e avenidas, num total de 100 mil metros quadrados, cujos investimentos superam os três milhões de reais. Nenhum outro prefeito ou época chegou a contabilizar essa expressiva soma de recursos e metros quadrados de investimentos, como o ocorrido na atual gestão. Antônio Roberto da Costa assegurou que até o primeiro semestre deste ano, todo o município será pavimentando.
Ele lembrou que há várias licitações em andamento na Prefeitura, que objetivam asfaltar as ruas Osvaldo Silva na Vila Progresso, a rua Pedro Paulli no Jardim São Sebastião; os prolongamento das ruas Julio Cuco, Sete de Setembro e da Avenida Doutor Jose Luís de Moraes, com acesso ao Aterro Sanitário. Essas obras de asfaltamento são da ordem de 280 mil reais.
Sempre planejada, a pavimentação dessas ruas incluirão os serviços de drenagem e captação de água pluvial, fazendo a colocação das cabeças de redes evitando que haja o corte superior da via após a colocação do pavimento.
No setor educacional, Arceburgo fechará o ano de 2012 com a conclusão da maior obra de reestruturação e ampliação da Escola Municipal Coronel Cândido de Souza Dias. As obras que se iniciaram em 2011, e que estão em ritmo acelerado, compõe-se da troca geral dos telhados da escola, otimização de salas escolares e departamentos, cobertura de pátio, construção de sala dos professores, reparos na arquitetura colonial da instituição, novas instalações elétricas e hidráulicas. Os investimentos nessa escola superam os 280 mil reais e serão refletidos em um ambiente escolar de qualidade aos funcionários e alunos.
Além disso, na área educacional, a partir de uma parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, recentemente criada; a prefeitura irá realizar um trabalho de inclusão acompanhando crianças potencialmente em risco social. O objetivo é prepará-los com cursos pedagógicos e técnicos para ingressá-los no mercado de trabalho, digital, além de observar a parte humana. O prédio contará com salas de multiuso para realização de oficinas, aulas e inclusão digital, triagem, e equipe técnica. Essa iniciativa será realizada no Centro de Inclusão Social, que está sendo concluído no bairro Nova Arceburgo. A instituição tem 520 metros quadrados de construção e suas dependências permitem a mobilidade total de deficientes físicos. A obra esta orçada em 286 mil reais.”Neste local, as crianças sob parceria das secretarias de Educação e Assistência Social realizarão uma série de atividades sócio-educativas e laborais que contribuirão para lhes dar oportunidades reais de resgate de direitos e integração social”, assegura o prefeito Antônio Roberto da Costa, que prevê entre seus assessores a inauguração desta instituição para fevereiro.
De acordo com o prefeito essa parceria entre Educação e Assistência Social permitirá aos gestores de programas públicos de proteção social do município, incluindo aí a Secretaria de Saúde, dimensionar ações voltadas à população arceburguense, cujo denominador comum será sua maior qualidade de vida.

Esporte e lazer
Com o objetivo de ampliar os locais de recreação em Arceburgo, a prefeitura planeja para 2012 construir três quadras poliesportivas nos bairros Nova Arceburgo, Santa Terezinha e Cohab. Totalmente equipadas ea disposição dos moradores desses bairros, essas quadras poliesportivas farão parte de um total de sete quadras que a Administração está entregando à população desde 2005. O investimento total dessas três quadras é da ordem de R$ 180 mil reais. A previsão do inicio das obras é para fevereiro, pois já se encontram em licitação.
Outra atividade de lazer e saúde que estará disponível para 2012 aos arceburguenses será a Pista de Skate que também será construída no bairro Alto do Cruzeiro. Prevista para ser executada em seis meses, a Pista tem estimativas de investimentos de 150 mil reais, e oferecerá aos arceburguenses um espaço para as atividades artísticas de skate, patins, patinetes e bicicletas.
O prédio cedido em comodato ao Grupo da Melhor Idade Flor de Lís, nas proximidades do PSF da piscina oferecerá, a partir de agora, maiores opções de lazer, recreação, segurança e comodidade aos arceburguenses. É que há 20 dias iniciaram-se as obras de reestruturação daquele local, que prevê a construção de banheiros coletivos, ampliação de salas, troca do piso, troca de novas aberturas, janelas e portas; troca da fiação elétrica e componentes hidráulicos. A meta é transformá-lo num espaço apropriado às atividades do Grupo Flor de Lis e as outras atividades culturais, artísticas ou folclóricas do município. Frequentado por centenas de famílias arceburguenses, o prédio em reestruturação contabiliza investimentos de 145 mil reais.

Habitação
Sonho de todos, a moradia própria também está entre os marcos para 2012, garante o prefeito.
Outras 28 casas populares serão construídas no bairro Nova Arceburgo, oferecendo oportunidade de viver com dignidade a muitos arceburguenses.
Essas obras, em parceria com a COHAB, previstas para se iniciarem em julho totalizam mais de um milhão e meio de reais em investimentos que serão contabilizados na cidade, aquecendo o mercado do município. Ofertas de muitas vagas de empregos também serão disponíveis na construção dessas casas.
O prefeitolembra também que a infra-estrutura dessas novas casas, asfato, água, luz e esgoto, já estão garantidas à essas 28 casas.
Dentro da proposta de promover ações que possibilitem a diminuição do déficit habitacional do município, Antônio Roberto da Costa estima ainda a concessão de pelo menos 60 terrenos às famílias arceburguenses para que iniciem o seu sonho de morar no que é seu.
Outras metas para ano corrente é a aquisição de mais veículos escolares, já que duas kombis foram adquiridas em janeiro. Outros veículos a serem adquiridos são caminhões basculantes, uma Pá-carregadeira e uma Motoniveladora, estes últimos, destinados a manutenção das estradas vicinais do município. A terceirização da coleta de lixo do município, com destino final dos resíduos sólidos de modo seguro e apropriado também é parte da programação das realizações.
Orgulhoso, Antônio Roberto da Costa afirmou que o próximo prefeito de Arceburgo vai encontrar uma cidade perfeita com condições de fazer uma administração compatível com as necessidades do município.
As opiniões sobre as realizações do atual governo para este ano também são positivas. “Essas obras são um conjunto de ações significativas e isso impacta na vida de muitas pessoas e ajuda na melhoria de vida da população. Esse prefeito, repito, esteve à frente dos desafios, vai deixar sua marca na história” garante o vice-prefeito Eliel Ferreira da Costa.