Atenção Básica promove reunião com médicos brasileiros que substituem cubanos em Poços

Publicado em 02/02/2019 - regiao - Da Redação

Atenção Básica promove reunião com médicos brasileiros que substituem cubanos em Poços

Os nove médicos que chegaram a Poços entre dezembro de 2018 e janeiro deste ano, se encontraram na quarta-feira (30/01). Eles são os profissionais que vieram para substituir os médicos cubanos, depois que Cuba anunciou a saída do acordo de cooperação. A reunião organizada pela coordenação da Divisão de Atenção Básica, teve a presença também das apoiadoras do setor e foi realizada na tarde desta quarta, 30, na Associação Médica de Poços. “A gente já havia conversado com eles de forma individual, mas faltava este encontro para entrosamento da equipe, para dar informações sobre a nossa assistência farmacêutica, sobre os exames laboratoriais, sobre o Programa Municipal DST/AIDS e outros serviços de saúde, além de orientações gerais do Programa Mais Médicos”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica. 

Das nove vagas que eram ocupadas por cubanos na rede municipal, dentro do Programa Mais Médicos, todas já foram preenchidas por meio do edital, lançado pelo Ministério da Saúde. A medida emergencial visou preencher as vagas deixadas por médicos brasileiros e estrangeiros, com registro no CRM – Conselho Regional de Medicina do Brasil. De Campo Belo, a médica Polyana Lopes Alvarenga, 28, assumiu no início de janeiro, um dos consultórios da Regional Sul. “A reunião foi muito boa e produtiva, para conhecer os colegas e trocar informação. Estou gostando muito do trabalho”. 

Guilherme Ribeiro do Valle, 25, veio de Guaxupé e foi o primeiro médico a assumir a vaga, na unidade básica de saúde do Country Club. “Está sendo a melhor experiência da minha vida. Só tenho a agradecer toda a equipe do posto e também da secretaria de Saúde que nos recebeu muito bem e tem nos dado todo o suporte necessário para o nosso trabalho”. 

Em Poços, das 15 vagas do Programa Mais Médicos, nove eram ocupadas por profissionais de Cuba, desde 2014. “Ficamos muito sensibilizados porque os cubanos eram profissionais muito queridos tanto pela nossa equipe, quanto pela nossa população. Mas diante da situação, não nos restou opção, já que foi uma medida que atingiu todo o Brasil. Recebemos com muito carinho estes profissionais brasileiros que rapidamente assumiram seus postos de forma a manter a regularidade dos atendimentos com qualidade e dentro dos preceitos da Atenção Básica, de prevenção e de promoção de saúde”, finalizou o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva. 

Os médicos recém-chegados foram distribuídos nas unidades: Country Club, Dom Bosco I, Esperança III, Kennedy I, Regional Sul e São José.


ASCOM