Publicado em 03/10/2017 - regiao - Da Redação
A campanha educativa “Não dê Esmola”, foi lançada oficialmente na manhã do sábado (30), quando aproximadamente trinta pessoas, entre servidores da Promoção Social, secretários municipais, prefeito, primeira-dama e voluntários foram às ruas centrais para panfletar com o novo material desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social, por meio da agência de publicidade 18 Comunicação.
O objetivo é conscientizar as pessoas , moradores ou turistas, a não dar esmola às pessoas em situação de rua. “O ato de dar esmola só ajuda para que permaneçam nas ruas. A Prefeitura tem toda a estrutura para atender estas pessoas, o serviço oferecido pela Promoção Social está todo estruturado, mas agora precisamos da ajuda da população, para que não dê nenhuma esmola nas ruas. Só assim as pessoas necessitadas irão procurar nossos serviços”, destacou o prefeito.
Serviços que poder ser acessados pelos telefones 156 ou 3697- 2645, que atendem 24 horas. Ao se deparar com uma pessoa pedindo dinheiro ou qualquer outra ajuda, o correto é acionar o serviço de Abordagem Social, uma equipe especializada e capacitada faz o contato com o pedinte ou pessoa em situação de rua. A eles, é ofertada a possibilidade de sair da situação em que se encontram. Se a oferta é aceita, a pessoa é encaminhada para o Centro POP ou para uma das instituições parceiras, que constituem a rede de atendimento da Promoção Social.
Nas instituições, após reestruturação do serviço, são oferecidas 170 vagas. São elas: Abrigo Madre Tereza, à rua Cel. Virgílio Silva, 3.320; Casa de Passagem São Francisco, à rua Araguaia, 56; Casa de Passagem Irmã Dulce, localizada na Av. José Bianucci, 1563; e Albergue Noturno Deus e Caridade, localizado na rua da Saudade, 95. O Centro POP está localizado à rua Rui Barbosa, 191, Cascatinha. As pessoas que quiserem fazer doações de roupas, alimentos e outros, podem se dirigir a estas instituições diretamente.
Outro serviço existente é o Consultório na Rua, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, que conta com uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e psicólogo. O atendimento é realizado através de busca ativa ou demanda espontânea da pessoa em situação de rua, por meio de veículo próprio do programa. As atividades acontecem in loco, de forma itinerante com ações compartilhadas e integradas com as Unidades Básicas de Saúde e, quando necessário, com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial e com os serviços de urgência e emergência.
Marketing
A campanha publicitária é composta por anúncios em jornais, revistas e sites de noticias; spots de rádio; outdoors; banners; folders e comercial para TV. As peças serão veiculadas até dezembro, mas a campanha pela Secretaria de Promoção Social é permanente. As ações serão intensificadas neste final de ano, para que o conceito básico, do não dar esmolas fique sedimentado nas pessoas e o hábito possa ser mudado. “Após este período, reavaliaremos a campanha , que continua com os folders na secretaria de Promoção Social, divulgação dos telefones para acesso ao serviço de Abordagem Social e com o trabalho de todos os servidores e parceiros envolvidos”, conclui Luzia Teixeira Martins, secretária de Promoção Social.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas