Publicado em 14/05/2014 - regiao - Da Redação
Já estão definidos os representantes de Minas Gerais no Campeonato Brasileiro de Handebol, categoria cadete masculino, que acontecerá daqui a três semanas na Arena Olímpicaÿþ João Mambrini em São Sebastião do Paraíso. A equipe paraisense já esta classificada por ser sede da competição. O evento será de 27 a 31 de maio.
O município de Santa Vitoria (MG) assegurou a segunda vaga do Estado na competição nacional após ter sido o campeão da fase zonal de Minas Gerais, finalizada no último sábado, 3 de maio. A etapa contou com a participação também do ABESC (MG), que ficou em 2°, e do Montes Claros que foi o 3°. Na primeira rodada do zonal, realizada na quinta-feira, dia 1°, o Santa Vitória passou pelo Montes Claros por 31 a 26 (17 a 14). Já na segunda rodada, foi a vez do ABESC (MG) sair de quadra com vantagem, contra o Montes Claros por apenas um gol de diferença: 24 a 23 (15 a 10). E na última rodada, Santa Vitória venceu o ABESC (MG) por 27 a 21 (10 a 8 no primeiro tempo). Os jogos foram realizados no Ginásio Pio Bonito, em Santa Vitória.
Temos definidos também o campeão do zonal do Estado de São Paulo, que foi decidido entre a equipe do Handebol/Japy/Jundiaí (SP) e o Colégio Eduardo Gomes de São Caetano do Sul. No primeiro duelo, o Colégio Eduardo Gomes saiu de quadra com vitória, com o placar de 25 a 17. Já no segundo duelo o Clube de Handebol/Japy/Jundiaí venceu por 21 a 20. No duelo decisivo, a equipe de São Caetano do Sul passou pelo time de Jundiaí por 20 a 16 (8 a 7 no primeiro tempo), e teve o artilheiro do confronto, que foi Matheus Zanuto, com seis gols. A partida foi realizada no Ginásio Marlene José Bento, em São Caetano do Sul, na quarta-feira, 30 de abril. O Estado de São Paulo segue também com dois representantes: o campeão zonal Colégio Eduardo Gomes de São Caetano do Sul e o o atual campeão 2013 e tradicional Clube Pinheiros de São Paulo.
Com isso ainda teremos outros zonais para definir as últimas vagas para o campeonato brasileiro, um desses será no Estado de Santa Catarina, onde acontecerá o zonal na cidade de São José que fica na região metropolitana de Florianópolis. O duelo será entre os clubes Funersj/Orsegups de São José e a equipe sede e ACHb/FME da cidade de Caçador (SC). O Estado conta com muita tradição no handebol, onde o esporte é incentivado e se concentra um bom nível de equipes na modalidade. Outro zonal será Mato Grosso, na cidade de Sorriso, com duelo entre os clubes de ASHb de Sorriso e o Clube da de Campo Verde.
Definidos os quatro estados participantes do Campeonato Brasileiro, sendo Minas Gerais com dois clubes: São Sebastiao do Paraiso e Santa Vitoria; São Paulo com atual campeão Clube Pinheiros e o Colégio Eduardo Gomes de São Caetano do Sul, e a definir seus representantes os estados de Mato Grosso e Santa Catarina. As outras duas vagas serão conhecidas conforme comunicado da Confederação Brasileira de Handebol que organiza e realiza a competição.
A confederação Brasileira de Handebol CBHb é uma das confederações que mais cresce a nível de esporte olímpico, com grandes parceiros e patrocinadores. O handebol brasileiro, após o titulo do mundial 2013 feminino, já está tendo reflexo nas equipes de base, como o juvenil feminino — atual campeão invicto do PanAmericano 2014, que aconteceu no Brasil na cidade de Fortaleza (CE), e o único representante do handebol sul americano de quadra nos Jogos Olímpicos da Juventude e também a vaga para o mundial juvenil na Macedônia.
“E é com muita satisfação que a Secretaria Municipal de Esportes pode cooperar com essa evolução, sediando e dando total apoio de estrutura e logística para um dos maiores campeonatos de base, que é o celeiro de atletas onde técnicos e comissões da Seleção Brasileira acompanham para futuras convocações”, afirmou Mariana Nascimento, técnica de handebol em Paraíso.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de São Sebastião do Paraíso - MG