Carmo do Rio Claro participará do projeto HC-LUZ

Publicado em 05/12/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

Objetivo é transformar óleo de cozinha usado em sabão em prol do HRC

Carmo do Rio Claro será uma das cidades a fazer parte do projeto HC-LUZ que está sendo desenvolvido e terá abrangência regional sendo mais uma iniciativa em prol do HRC (Hospital Regional do Câncer), com sede em Passos.
Na manhã da quinta-feira dia 01 de dezembro, membros da Prefeitura estiveram reunidos com os mentores do projeto para que o mesmo fosse apresentado com mais detalhes.
Participaram da reunião realizada no CVT (Centro Vocacional Tecnológico), membros do Departamento de Meio Ambiente, Departamento de Saúde, Departamento de Educação e Cultura (DECC), além da Prefeita Cida Vilela.  Para iniciar a reunião, alguns dados foram levados aos participantes como a importância sócio-ambiental do projeto.
Segundo dados oficiais, cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água (consumo médio de uma pessoa durante 14 anos de vida).
Além disso, essa contaminação prejudica o funcionamento e aumenta os custos das estações de tratamento de água e esgoto.
O óleo descartado na terra além de impermeabilizá-la pode também contaminar lençóis freáticos.
O projeto HC-LUZ visa alcançar resultados amplos nas áreas Sócio-Ambiental, Educacional e principalmente filantrópica já que parte do arrecadado será destinado ao Hospital do Câncer.
Uma parceria entre escolas, supermercados, restaurantes, e outros segmentos deverá ser feita para que o projeto possa ser desenvolvido de uma maneira mais ampla.
A Prefeita Cida Vilela sugeriu que o projeto será iniciado na cidade com foco maior nos restaurantes, “como temos uma grande vocação turística com o Lago de Furnas, sabemos da grande quantidade de fritura de peixes, sobretudo nos finais de semana, e queremos com isso conscientizar a população sobre a importância do cuidado inclusive com a saúde”, ressaltou a chefe do Executivo.
Ainda segundo a Prefeita, toda dona de casa encontra dificuldades em descartar o óleo de cozinha, “há tempos venho pensando até mesmo como dona de casa, em uma solução que contemplasse saúde e cuidado com o meio ambiente e precisamos muito que a população nos ajude com essa iniciativa”, disse.
As formas de como serão coletados os recipientes e destinados à fábrica ainda estão sendo estudados.