Publicado em 25/01/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação
População deve procurar o ESF em que estiver cadastrado.
Carmo do Rio Claro realiza através do Departamento de Saúde a Campanha da Semana Mundial de Luta Contra Hanseníase.
A campanha acontece no município de 23 a 27 de janeiro no horário de 12h00min as 16h00min.
Todas as unidades de saúde irão participar da campanha e cada morador interessado, deve procurar a unidade em que estiver cadastrado.
De acordo com a enfermeira Rosangela Marques Achar Carvalho, a campanha tem objetivo principal em prevenir, “é importante que as pessoas que tem manchas que não coçam procurem o atendimento como atitude de prevenção”, disse.
Hanseníase
A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada por um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não é, portanto, hereditária.
Sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.
Com o avanço da doença, o número de manchas ou o tamanho das já existentes aumenta e os nervos ficam comprometidos, podendo causar deformações em regiões, como nariz e dedos, e impedir determinados movimentos, como abrir e fechar as mãos. Além disso, pode permitir que determinados acidentes ocorram em razão da falta de sensibilidade nessas regiões.
O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica.
O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos.