Carmo do Rio Claro promove encontro de cultura popular

Publicado em 25/09/2013 - regiao - Da Redação

Um evento de importância extrema para a manutenção da Folia de Reis e que espera a participação dos munícipes

Entrando nos dias finais da Jornada Mineira de Patrimônio, na quarta-feira (25), às 17h, na biblioteca Dr. José Cândido de Melo Carvalho, será realizado um encontro com os grupos carmelitanos de cultura popular, os mantenedores das Folias de Reis.

Já confirmaram participação a Companhia Estrela da Guia, a Companhia do Menino Jesus, o grupo Folclórico da Associação das Três Barras e a Seção de Cultura aguarda a confirmação de outros convidados.

A proposta deste encontro é aproximar a história desta tradição, principalmente das novas gerações, e também valorizar está manifestação popular. Por isto toda população está convidada a participar deste bate-papo onde os integrantes contarão suas histórias, mostrarão suas especificidades e falarão sobre suas dificuldades em manter esta memória viva “É a primeira vez que o município faz um encontro com estes grupos. Será uma possibilidade de o município realizar um mapeamento de seus trabalhos, apurar suas necessidades, ver se eles precisam de ajuda para manter esta tradição e também como podemos ajudar”, destacou Junio César Oliveira Martins.

Depois da prosa, música. Ao final, todos os grupos farão uma apresentação do que eles levam, há anos, pelas estradas carmelitanas e, no fim, eles se unirão para uma apresentação conjunta.

Exposição de fotos

A exposição de fotos antigas de Carmo do Rio Claro cresce enquanto está a mostra. Vários visitantes que passam para relembrar os velhos tempos, voltam para deixar mais uma imagem para a coleção. E não só fotografias. A exposição tem quadros, revistas, livros e antigos jornais que ajudam a manter a memória da cidade e faz com que os novatos conheçam a história de Carmo.

Destaque também para um documentário que conta a história das água de Furnas que encobriram parte do município e tem a participação do carmelitano, senhor Antônio Adauto Leite.

Todo carmelitano sai emocionado ao ver a história da cidade reunida em um só lugar. Quem ainda não visitou a exposição, tem até o dia 30 de setembro para conferir. 572 visitantes já passaram pela biblioteca municipal Dr. José Cândido de Melo Carvalho que está em funcionamento das 07h30 às 11h30 e do 12h30 às 17h.

Fonte: ASCOM