Publicado em 19/10/2012 - regiao - Da Redação
Apenas 10 cidades no Estado terão o plano inicialmente.
Alguns números foram apresentados durante a reunião, como o total de 12,5t de lixo que são produzidos diariamente na cidade e destinado ao Aterro Sanitário Municipal.
De acordo com Luciana Dias, uma das responsáveis pela implantação do plano no municipio, Carmo do Rio Claro hoje trabalha a frente de outros municípios na região, “Carmo é uma cidade privilegiada em relação a outros municípios do mesmo e até de maior porte, haja vista a estrutura já existente na cidade como a coleta seletiva e o aterro sanitário”, ressaltou.
Ainda segundo Luciana, àquelas cidades que já contam com o serviço de coleta seletiva como é o caso de Carmo do Rio Claro, o plano fará uma revitalização do serviço da coleta, “a coleta seletiva existe no municipio, porém, é preciso um trabalho forte e em junção com várias áreas da população em geral para que o serviço funcione de maneira efetiva”, mencionou.
Para ser beneficiado com o PECS, foi preciso um cadastro e cumprimento de várias normas até que o municipio fosse contemplado, “somente isso já mostra que Carmo está em vantagem e de acordo com as normas requisitadas”, enfatizou Luciana.
Luciana finalizou, “é preciso ressaltar que toda cidade que já tem a coleta seletiva implantada possui prioridade na liberação de recursos do governo federal”.
Agora, após o diagnóstico feito, serão realizadas reuniões com grupos específicos e montada uma equipe gestora que dará seguimento as atividades e o marco de inicio da nova campanha está previsto para o final do mês de novembro.
Assessoria de Imprensa