Publicado em 09/03/2019 - regiao - Da Redação
Duas casas desabaram e outras cinco tiveram as estruturas abaladas após um terreno ceder durante uma forte chuva no bairro Santa Rita, em Monte Belo, na sexta-feira (01/03). Os moradores precisaram ser retirados dos imóveis por medida de segurança, mas não houve registro de feridos.
De acordo com a Secretaria de Obras da cidade, uma das casas que desabou já estava com a estrutura comprometida desde novembro de 2018 e, por isso, não havia mais moradores no local. A moradora do imóvel vizinho não aceitou deixar a casa na mesma época, mas conseguiu sair a tempo quando ouviu o barulho do desabamento do primeiro imóvel e não teve ferimentos.
Depois que as casas desabaram, outros cinco imóveis ao redor tiveram suas estruturas comprometidas. Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, os moradores precisaram ser retirados e levados para a casa de parentes até que a prefeitura alugue casas para as famílias. “Eu quis sair da casa, porque a gente não teve ajuda de ninguém. Ninguém ofereceu nenhum serviço pra nós. Ontem à noite, a gente precisava muito de ajuda e não apareceu ninguém. O prefeito a gente não pode nem contar”, diz a moradora Gislene Martins.
De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Social de Monte Belo, Henriette de Faria, a orientação da prefeitura é para que os moradores procurem casas para se abrigar. “Tiveram famílias que já arrumaram casas por conta própria e que nós vamos assumir, pretendemos assumir essas despesas, que é a forma que nós vamos ter de dar auxílio a essas famílias”, explicou.
Em outra rua do mesmo bairro, uma parte de um terreno também cedeu e abriu uma cratera. A chuva causou ainda queda de árvores e, no bairro Posses dos Lopes, entulhos rolaram em uma ponte e deixaram os moradores do local ilhados.
CASAS INTERDITADAS
O número de casas interditadas subiu para 10, segundo os moradores. A Secretaria de Obras ainda não confirmou o número de casas interditadas no bairro. A maioria dos moradores conseguiu retirar os móveis dos locais.
Segundo moradores, antigamente o local era uma área de mina d´água. Naquela época, foi feita uma drenagem para a construção das casas que agora desabaram. Fora a mina, no local existe um esgoto a céu aberto, que desce dos bairros acima. Quando chove bastante, a água desce com força e leva tudo o que encontra pela frente.
“Essa área aqui está toda alagada ainda, nada foi feito porque máquina nenhuma consegue trabalhar aqui neste local. Na construção desse loteamento fizeram essa drenagem, só que essa drenagem não foi suficiente”, disse o encarregado do Meio Ambiente, André Ricardo.
“Desde o dia 21 de novembro, que aconteceu o primeiro deslizamento de terra, Monte Belo não parou mais de chover e com isso eu fui providenciando toda a licença ambiental, que a gente fala que precisava de uma outorga emergencial aqui, visto que ela demora 180 dias para ser analisada, então a gente está aguardando essa licença pra gente colocar a máquina aqui”, disse o encarregado.
FINANCIAMENTO
Algumas casas que caíram são financiadas pela Caixa Econômica Federal. Procurada pela reportagem, a Caixa disse que será preciso avaliar caso a caso. Após a avaliação, os moradores devem receber uma resposta sobre o que pode ser feito. Em relação a duas outras casas, a Caixa esclareceu que os imóveis não foram contratados pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Nestes casos, a orientação para danos físicos é que os clientes sigam até a agência para averiguar a apólice de seguro contratada.
FONTE: EPTV