Publicado em 24/04/2015 e atualizado em 24/04/2015 - regiao - Da Redação
“O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idadeâ€. Isto agora é uma realidade em Guaranésia com a inauguração do Centro de Convivência do Idoso Dulce Alves da Silva Heluany, localizado à Rua Major Urias, 783, centro.
O novo espaço social da cidade foi entregue à população pelo prefeito João Carlos Minchillo no último domingo, 19/04. Denominado Centro de Convivência Dulce Alves da Silva Heluany, trata-se de uma justa homenagem à uma cidadã ilustre pelo seu trabalho social junto aos mais necessitados. Terá como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.
Esta obra complementa todo trabalho social desenvolvido no município na área social através do Departamento de Assistência Social que é dirigido pela Senhora Regina Marques Pereira. É uma conquista viabilizada com base no levantamento realizado em 2012, quando o município aderiu ao Programa Travessia do Governo do Estado de Minas Gerais, ainda na gestão do Governador Antônio Anastasia, pactuando assim, a construção do Centro de Convivência do Idoso de Guaranésia visando o aprimoramento dos serviços ofertados
Além do prefeito João Carlos Minchillo, participaram do evento o deputado estadual Cássio Soares, ex-secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, que não mediu esforços para a liberação dos recursos para esta obra, Gilberto Donizete Ribeiro, representante do deputado estadual André Quintão, atual Secretario de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese-MG), Antônio Carlos Pitondo, representante do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, o Presidente da Câmara Municipal de Guaranésia Ismael da Silva Santos, os vereadores Antônio Cesar da Silva, Helio dos Reis de Brito, Mozart Carlos de Brito, José Osmar da Costa Junior, Diego Eduardo de Castro e Felipe Nardi Laudade, diretores municipais, representantes da família de Dulce Alves da Silva Heluany e quase 200 idosos que receberam um espaço adequado para a prática de atividades saudáveis
O prefeito João Carlos Minchillo, muito emocionado por mais esta inauguração, enfatizou seu discurso enfatizou: “Dona Dulce, um exemplo de vida a ser seguido nos dia de hoje. Seu maior legado: a Família. Pessoa pública de enorme prestígio social, cuja autoridade moral, energia, senso de responsabilidade e amor, refletem o espírito que inspira este local, a Convivência no amor e na dedicação ao próximo e a família.â€
O prefeito também fez questão de exaltar a parceria do Governo do Estado na pessoa do ex-governador Antonio Anastasia e do ex-secretário de Estado Cássio Soares, deixando registrado profundos agradecimentos por mais esta conquista. Lembrou que tudo foi possível graças ao deputado estadual Antônio Carlos Arantes que fez doação do terreno com apresentação e aprovação de projeto de Lei pela Assembleia Legislativa Mineira.
João Carlos Minchillo aproveitou a oportunidade para declarar que não é demais dizer que tudo que ele se propôs a construir ao Governo do Estado, foi realizado. Em razão disso, já solicitou junto ao Secretário da Sedese, André Quintão, através do deputado Cássio Soares, que viabilize verba através de convênio para realização da construção do Centro de Recreação do Idoso.
Por fim, agradeceu à Câmara Municipal pelo apoio incondicional às conquistas do município de Guaranésia, trabalhando em conjunto com a administração municipal, fazendo com que o município cresça cada vez mais, sendo parceiros nestas ações que visam a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos.