
Nada mais belo de se ver do que a preservação das tradições. Muito se fala disso, muito se cobra, mas muito pouco é feito como apoio a essa tão aclamada preservação. Guaxupé mantém viva uma de suas mais emocionantes tradições: a Folia de Reis.
Esta é uma tradição que tem muita força em Minas Gerais e une devoção, história e participação popular. As companhias anunciam o nascimento de Cristo e reproduzem a procura dos três Reis Magos pelo Menino Jesus.
Não há como não se emocionar durante essas apresentações tão carregadas de fé e história.

A centenária Guaxupé pode ficar orgulhosa de ser uma cidade que conseguiu preservar, ainda hoje, tantos grupos de Folia de Reis e também de Pastorinhas.
Na quinta-feira, 28 de junho, no Teatro Municipal de Guaxup, aconteceu um momento histórico de valorização e apoio a esse movimento tão importante. Pela primeira vez na história, como fizeram questão de frisar cada um dos representantes das inúmeras companhias presentes ali, que o poder público voltou seus olhos para essa manifestação cultural e colaborou de fato. Através de uma

emenda parlamentar (20.000,00) do Deputado Estadual Pompílio Canavez, que a cada dia vem estreitando os laços com a cidade e defendo os interesses de Guaxupé, o prefeito pôde oferecer às Companhias de Folia de Reis e às Pastorinhas o uniforme para as apresentações. Para os homens, camiseta personalizada e calça e para as pastorinhas, saia, colete e camiseta. Tudo feito sob medida, com as cores escolhidas por cada grupo.
Era difícil identificar quem estava mais feliz. Pompílio, emocionado e visivelmente realizado, rememorou sua forte ligação com esta tradição, sua admiração

por esses grupos que sempre tiveram muito presentes em sua vida.
O prefeito de Guaxupé deixou o historiador falar mais alto e se confessou especialmente feliz em, no ano do centenário, poder dar uma efetiva contribuição para o incentivo e preservação dessa tradição mineira e tipicamente guaxupeana.
Nesta noite, mais do que deputado, prefeito ou integrante dos grupos,

estavam reunidos ali pessoas simples que gostam de honrar a tradição de seus pais, de seus avós e mantêm vivo dentro deles o desejo de que essas manifestações não se percam em meio a tanta modernidade.
Houve um tempo em que as dificuldades quase colocaram fim a essa tradição, mas graças a união de todos e a fundação da Associação Guaxupeana de Defesa do Folclore, presentes na noite da entrega e representada pelo Sr. José da Silva e Cassiano , seguem mantendo vivo e fortalecido esse movimento que encanta Guaxupé e tantas outras cidades que recebem os grupos para apresentações durante todo o ano.

Foram presenteadas com uniformes 15 grupos:
Grupo Esplendor do Divino Espírito Santo, Companhia de Reis Divina Luz, Companhia de Reis da Mogiana, Companhia de Reis Nossa Senhora Aparecida, Companhia de Reis Estrela Guia, Companhia de Reis Estrela da Guia, Companhia de Reis do Urias, Companhia de Reis João da Viola, Companhia de Reis Sagrada Família, Companhia de Reis Nova Jerusalém, Companhia de Reis Os Seguidores dos Três Reis,Companhia de Reis João Amélio,Companhia de Reis Estrela do Oriente, Grupo As Pastoras de Belém, Grupo Pastorinhas do Menino Jesus.
Assessoria de Imprensa