
A Cooparaiso inaugurou na sexta-feira, 18, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que passa a receber matrículas dos interessados em fazer os cursos lá oferecidos a partir da segunda-feira, 21.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, presidente da Cooparaiso, o deputado federal Carlos Melles e a ex-prefeita, Marilda Melles; o deputado estadual Antônio Carlos Arantes; o prefeito Mauro Zanin; o vice Márcio da Silveira; entre outras autoridades e diretoria da Cooparaiso.
Todos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do CVT, os equipamentos doados pelo governo estadual e o imóvel de 840 metros quadrados, cedido e reformado pela Cooparaiso. Também puderam acompanhar as aulas que lá já estão sendo ministradas a cerca de 360 alunos, que antes freqüentava os cursos as salas de informática na matriz e núcleos da Cooperativa (um serviço que a Cooparaiso já oferece há cerca de dois anos). Ainda participaram de uma apresentação em vídeo conferência com técnicos da secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, transmitida online e em tempo real, coordenada pelo secretário Alberto Portugal e Carlos Melles.
O presidente da Cooparaiso disse estar vivendo um sonho “Esse é um processo de libertação, pois dizem que a Educação é a única forma de se libertar, portanto esse é um instrumento de libertação”, comparou ele.
O secretário elogiou as instalações e disse que ainda podem ser desenvolvidos outros projetos com a secretaria que ele comanda, através do programa Teia de integração e divulgação de tecnologias. “Esse é um projeto que proporciona à pessoa, que ela exerça plenamente seus direitos de cidadania. A exclusão digital é uma exclusão muito maior que o analfabetismo clássico, porque a velocidade de informação hoje é enorme, e sem esse acesso a pessoa também é excluída de seu meio. Este CVT vai trazer, portanto, a inclusão social”, disse Portugal.
O prefeito Mauro Zanin disse que CVT é oportunidade de qualificação para a população de Paraíso e região, de acesso à informação, é um grande benefício para estas comunidades, que foi realizado pela Cooparaiso, que tem todo o conhecimento e infraestrutura para fazer um CVT que trará grandes resultados.
O CVT PARAISENSEO CVT de São Sebastião do Paraíso possui dois laboratórios para aulas com dez computadores cada, uma sala de vídeo conferência, uma sala de reunião, um laboratório tecnológico de café, cinco salas administrativas e de apoio e três salas para o funcionamento dos NAEs (Núcleo de Apoio ao Empreendedor).
Foi implantado através de dotação orçamentária do governo federal, destinada aos CVTs de Minas Gerais, através de proposição do deputado federal Carlos Melles e instituído pela Cooperativa por meio de parceria com o governo mineiro, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Na estrutura, que será gerida e mantida pela Cooparaiso, os alunos poderão freqüentar cerca de 90 cursos, presenciais e também à distância, sendo que a maioria será gratuita.
Esses cursos, inicialmente, serão voltados ao produtor, seus familiares e ao trabalhador rural. Outros projetos, desenvolvidos através de parcerias com a iniciativa privada e outras instituições serão estendidos para toda a comunidade de Paraíso e região.
Lá também funcionará o Senar (que antes funcionava na sede da Cooparaiso) os Núcleos de Apoio ao Empreendedor, que trabalharão com dois projetos, um sobre agricultura familiar e outro sobre micro empreendedor individual.
No laboratório técnico de café o aluno aprenderá degustar e classificar café, além de ter contato com novos programas, tecnologias e projetos do café, desenvolvidos por parcerias com universidades e institutos do agronegócio.
CURSOS
- Como usar o computador
- Como usar a internet
- Noções de primeiros socorros
- Sistema de controle de custo de café
- Telemarketing
E mais 90 outros cursos.
Serviço: O CVT fica na Praça da Saudade, 105 e funciona das 7h30 às 17h30.