
Cinco das dez cooperativas de café da região compareceram ao convite da Santa Casa de Passos, para uma visita ao Hospital Regional do Câncer, na manhã do último dia 08 de abril. Os dirigentes rurais foram recebidos pelo provedor da Santa Casa,Vivaldo Soares Neto, pelo diretor executivo, Daniel Porto Soares, diretores do Setor de Captação de Recursos da Santa Casa e membros da Comissão Regional pró-HRC.
Num primeiro momento, foram encaminhados a conhecer as instalações do hospital, que já está em funcionamento desde janeiro último. O grande momento no percurso foi quando conheceram o acelerador linear, equipamento da radioterapia, único serviço que ainda não está sendo oferecido pelo HRC, uma vez que está em fase de instalação. No local, o coordenador da Oncologia do HRC, Paulo César Felipe Franco, ressaltou a importância do funcionamento do hospital para os 45 municípios que estão sendo atendidos. “É um momento em que precisamos solidificar as parcerias para a manutenção do hospital do câncer”, disse o oncologista, lembrando que 145 pacientes já estão aguardando o tratamento da radioterapia em Passos.
Durante a visita, os produtores assistiram ao filme sobre a inauguração do HRC em dezembro último e, em seguida, o coordenador do Setor de Captação de Recursos, Evânio de Lima Cruz, apresentou uma proposta de campanha a ser desenvolvida em parceria com as cooperativas presentes. Intitulada Casa Amor, a campanha propõe aos cooperados a doação de sacas de café ao HRC. Para isso, cada cooperado irá autorizar as cooperativas a debitar o valor correspondente a quantas sacas forem doar. “A receptividade pelos cerca dos 25 dirigentes presentes ao encontro foi animadora. Todos foram unânimes em assumir a campanha, prontificando-se a estimular a todos os cooperados a participar”, detalhou Evânio.
A presença do homem do campo na vida da Santa Casa e do Hospital Regional do Câncer tem sido constante, conforme a diretoria da Santa Casa. “Os nossos produtores estiveram presentes durante a construção de nosso hospital, somando forças, realizando leilões, quermesses e outras atividades, para nos ajudar a colocar a obra em pé. E certamente continuarão conosco”, salientou o provedor, explicando que “é por isso que a Santa Casa tem manifestado constantemente à comunidade a gratidão pela presença e pela força do campo em nossas ações.
“Uma obra como o HRC é um presente de Deus”, expressou o vice-presidente da Cooparaíso, José Fichina, assumindo prontamente a adesão à campanha Casa Amor. A partir do pronunciamento do dirigente da Cooparaíso, os demais representantes das outras cooperativas prontamente se manifestaram a favor da participação na campanha. O produtor rural passense, José Coelho Victor, conselheiro da Cooparaíso, colocou-se à disposição para divulgar a campanha Casa Amor, durante o próximo Leilão da Fazenda Santa Luzia, no dia 24 de abril.
Além das cooperativas também esteve presente ao encontro, o diretor-presidente do SICOOB Nossocrédito de São Sebastião do Paraíso, Luiz Carlos Diogo, que também disse sim colocando a instituição à disposição da campanha. Estiveram presentes ao encontro no HRC as seguintes cooperativas: Cooparaíso, Coopassa (Cássia); Supersafra (Conceição Aparecida); Cooperjac (Jacuí). Também haverá a participação da Cooxupé que esteve presente há uma semana na Santa Casa de Passos, quando também assumiu a proposta da Casa Amor.