CREA/MG inaugura escritório em Guaxupé

Publicado em 20/09/2012 e atualizado em 20/09/2012 - regiao - Da Redação

Unidade funcionará na sede do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, principal responsável pela instalação do Conselho na cidade

Foi inaugurado na quarta-feira, 19 de setembro, em Guaxupé, um escritório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, que terá como inspetor adjunto o engenheiro Marcos Venício Pereira Vilhena. Viabilizado por meio dos esforços da reitoria do Unifeg, em parceria com profissionais interessados na proximidade agora bem maior com o Conselho, a unidade beneficiará engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos e meteorologistas. Abrigada junto ao Centro Universitário local, o CREA refletirá ainda como ponto positivo para o curso de Engenharia Civil da escola superior guaxupeana, o qual está entre os mais concorridos da faculdade mantida pela Fundação Educacional Guaxupé.
A inauguração ocorreu no salão nobre do Unifeg, com presença de autoridades, empresários, profissionais e universitários, tendo sido conduzida pelos pró-reitores da instituição, José Lázaro de Souza (acadêmico) e Jairo Pedro Cardoso (administrativo), os quais dividiram uma mesa diretora com o presidente da FUNDEG, José Renato Viana Almeida, além do conselheiro fiscal do Centro Universitário, João Fernando de Souza, o inspetor Marcos Vilhena, o prefeito de São Pedro da União, Paulo Geraldo Honório Pereira, o inspetor-chefe do CREA/MG, Luiz Gonçalves de Pádua Filho, o assessor da presidência do CREA Estadual, Marcos Gervásio, o diretor de Recurso Humanos do Conselho Regional, Otávio Dutra, o conselheiro da Câmara de Agronomia de São Sebastião do Paraíso, Emerson Tinoco da Silveira e o presidente do CREA/MG, Jobson Nogueira de Andrade.
Em seus discursos, José Lázaro e Jairo evidenciaram a importância da instalação de uma unidade do Conselho em Guaxupé. O primeiro relatou os esforços para iniciar o CREA na cidade: “As viagens até Belo Horizonte, as reuniões e a certeza de que estávamos fazendo a coisa certa é que possibilitaram a concretização desta conquista”, disse José Lázaro. “Não há dúvidas de que a vinda do Conselho vai acelerar o progresso em todos os sentidos”, completou Jairo, que em seu discurso lembrou sobre a história do CREA. Já o inspetor recém-empossado Marcos Vilhena enfatizou: “Reivindicamos por muitos anos a presença do Conselho nesta cidade. Com a atuação local, os profissionais verão que o CREA - Minas defende os nossos interesses e da sociedade como um todo e não atua como um órgão arrecadador”, disse Marquinhos.
Concluídas as formalidades da instalação, o presidente do CREA/MG, Jobson Andrade, ministrou uma palestra sobre a importância do Conselho na vida social dos engenheiros. Mais do que isto, o dirigente discorreu a respeito da presença do Conselho em Guaxupé: “Ao fazer essa aproximação, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais estará presente no dia-a-dia do profissional, cumprindo a sua missão, que é defender os interesses sociais e humanos, promover a valorização profissional, o desenvolvimento sustentável e a excelência do exercício das atividades”, manifestou-se Jobson.
Posteriormente às explanações do presidente do CREA, os presentes conheceram as dependências do escritório guaxupeano, que está instalado no andar térreo, do Bloco 2, do Centro Universitário. Com a expectativa de funcionamento pleno em até quinze dias, o escritório oferecerá, entre outros serviços, o registro de profissionais e empresas, a emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.), certidões, taxas, formulários, esclarecer dúvidas e procedimentos, além de fiscalizar o exercício dos profissionais de nível superior e ensino técnico.
Entre os presentes à inauguração, o sentimento de conquista foi bastante propagado: “Com certeza, a atuação efetiva do CREA na cidade beneficiará diretamente os profissionais, que até então precisavam ir a São Sebastião do Paraíso para resolver algo com o Conselho”, observou o engenheiro Elvio Meireles Júnior, da SM Instalações Elétricas, que participou da solenidade de inauguração. Também o secretário municipal de Obras em Guaxupé, Aloísio Godói, relatou: “Todos sabemos que quanto mais próxima estiver a fiscalização, melhor será”, disse ele. Ainda o prefeito de São Pedro, Paulo Honório, refletiu: “Não só Guaxupé, mas cidades como São Pedro da União e outras, localizadas mais distantes de Paraíso e próximas daqui, veem com bons olhos o funcionamento da unidade local”, finalizou o gestor público.

 

Carlos Alberto / Ass. Imprensa / Unifeg