Curso de medicina tem aula inaugural da UEMG de Passos

Publicado em 17/08/2016 - regiao - Da Redação

Curso de medicina tem aula inaugural da UEMG de Passos

Foi realizada na tarde de segunda-feira, 15 de agosto, aula inaugural do início do segundo semestre do curso de medicina da UEMG de Passos. Com a presença do corpo docente, discente, diretoria e autoridades, o evento foi realizado com a palestra do doutor Geraldo Brasileiro Filho, um dos entusiastas e responsáveis pela criação do curso, com o tema “Saúde no Brasil: realidade e desafios”. O deputado estadual Cássio Soares foi citado por Brasileiro e pela diretora Tânia Maria Delfraro como um dos principais responsáveis pela instalação do curso.

Tania fez um relato de todo o histórico e desafios superados para a instalação do curso, iniciado em 2010, com a apresentação de projeto pedagógico. Um ano depois, segundo a diretora, as salas e os laboratórios começaram a ser construídos. Em 2013, o Ministério da Educação, MEC, aprovou o projeto pedagógico apresentado. Em junho de 2014, o deputado Cássio Soares solicitou que o curso de Medicina fosse incorporado pela UEMG. No ano seguinte, apresentou o projeto ao governador Fernando Pimentel, tendo o decreto publicado em agosto do ano passado e as aulas iniciadas em março deste ano.

A atuação do deputado estadual Cássio Soares foi ressaltada pelo palestrante Geraldo Brasileiro Filho e pela diretora Tânia Maria Delfraro durante suas falas. “Foi fundamental o empenho do deputado Cássio Soares, grande aliado na luta pela implantação do curso. Abraçou a causa e abraçou mesmo”, ressaltou a diretora, salientando a participação de todos os demais envolvidos e responsáveis para a implantação do curso.

Ao final do evento, o deputado contou aos presentes que protocolou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais um Projeto de Lei que visa destinar parte da Taxa de Controle, Monitoramento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM) à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O intuito é sensibilizar o governo do Estado sobre a importância de destinar mais recursos à UEMG. “Assim, teremos um ensino superior mais forte, favorecendo a diversificação da economia e diminuindo os impactos da prevalência da mineração no Estado”, ressaltou o deputado.

Se aprovada, a lei tende a fortalecer a Universidade do Estado de Minas Gerais, que apresenta defasagens de equipamentos e infraestrutura em várias unidades. "Em São Paulo o grande desenvolvimento do Estado e os consequentes processos de industrialização e geração de empregos está totalmente ligado a força das três universidades públicas do estaduais. Temos que seguir e adaptar o exemplo para nossa realidade. Todas as unidades serão fortalecidas, inclusive a nossa em Passos, que é a maior unidade da UEMG", destacou Cássio.

Para o deputado, A satisfação com o bom andamento do curso é “impagável considerando que essa foi uma conquista depois de tantas superações. Parabéns a toda a diretoria, professores, funcionários e alunos que estão fazendo da nossa unidade da UEMG, modelo de eficiência e boa gestão no ensino superior público do nosso Estado”, finalizou o deputado.

FONTE: ASCOM