Curso sobre Pregão Eletrônico tem boa adesão e atrai empresários em Poços

Publicado em 08/03/2018 - regiao - Da Redação

Curso sobre Pregão Eletrônico tem boa adesão e atrai empresários em Poços

Foi realizado na noite de terça-feira, 06, o 2º Curso sobre Pregão Eletrônico, promovido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Administração e Gestão de Pessoas, em parceria com o Banco do Brasil. 

O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Flávio Faria, e também de empreendedores, contadores e estudantes interessados em aprender e participar das compras públicas por meio da modalidade eletrônica. O curso foi realizado no auditório do DME, no centro de Poços.

De acordo com Rafael Tadeu Conde Maria, coordenador de Fomento à Indústria e Comércio, o curso vem apresentando adesão desde a sua primeira edição, o que demostra interesse das empresas em conhecer e participar mais desta modalidade. "Essa é a principal finalidade do curso, incentivar os empresários locais a participar cada vez mais nos processos de compras públicas, pois muitas vezes eles desconhecem os processos e acabam por não participar", contou.

Dados da Sedet mostram que, em 2016, foram realizadas pela Prefeitura 468 licitações, ao valor de R$ 131 milhões, em processos vencidos por 120 micros e pequenas empresas da cidade. Já em 2017, foram 453 licitações, que somaram R$ 107 milhões no total em compras, porém, com participação de 124 empresas.

Segundo Mateus Lopes, gerente de Políticas de Trabalho e Geração de Renda da Sedet, no último ano, houve um aumento de 2%, em relação a 2016 na participação das micros e pequenas empresas de Poços, nas licitações da Prefeitura. "Um sutil avanço, mas, vemos como uma tendência, que deve se consolidar nos próximos anos", comentou. 

O evento contou com a parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), da Acia (Associação Comercial, Industrial e Comercial), do SindComércio (Sindicato dos Contabilistas) e do Banco do Brasil.

ascom