Publicado em 27/07/2015 e atualizado em 27/07/2015 - regiao - Da Redação
A Cooparaiso, Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso, demitiu 33 funcionários na tarde de quinta-feira, (23/7), inclusive colaboradores com mais de 20 anos de serviços prestados. Desde que a nova diretoria assumiu já foram demitidos 66 ao todo, de todos os setores, inclusive diretoria, com faixas salariais bastante variadas. As informações partiram da presidência, por meio de sua assessoria de Comunicação.
As demissões foram anunciadas como meta de economia na “Pré-Assembleia Geral Extraordinária (Pré-AGE)â€, realizada em meados de junho, no Ouro Verde Tênis Clube. À época foi dito que as dispensas poderiam chegar a 70. “Estão sendo previstas diversas ações para redução de custo operacional, entre elas os cortes de pessoalâ€, disse o assessor.
A comunicação das demissões foi feita de forma conjunta, com uma reunião do salão de eventos da cooperativa, com a presença de muitos colaboradores, incluindo pessoal de núcleos em outras cidades.
A Cooparaiso conversou com o sindicato da classe a fim de regulamentar tais dispensas e seus respectivos acertos. A cooperativa apresentou um plano de parcelamento dessas indenizações, que será feito com a supervisão e acompanhamento do sindicato da categoria. Com o aceite do colaborador, a cooperativa, no ato da homologação, libera o Fundo de Garantia, o restante é parcelado, com número de parcelas de acordo com o montante que há para receber. Se o valor for mais alto, o número de parcelas é maior, sendo que a primeira parcela será paga no próximo dia 10 de agosto.
Os colaboradores da Cooparaiso reagiram bem às propostas e à dispensa, pois todos têm informação sobre a situação difícil que a cooperativa enfrenta.
Sem alternativas
A situação é ainda mais séria porque o fundo de reserva que a cooperativa havia proposto nessa mesma pré assembleia, com adiantamento em café por parte dos cooperados também não deu resultado. Apenas 30% do que era esperado foi depositado.
Na semana passada, a Cooparaiso notificou aos produtores que ainda não aderiram a esse programa para tentar mobilizá-los. Em um prazo de três anos, a Cooparaiso precisaria ter um caixa em café de 105 mil sacas, mas esse número está longe dos depósitos que foram realizados até agora.
A incorporação pela cooperativa do setor sucroalcooleiro, a Copercana já declinou. A diretoria da Cooparaiso informou que ainda há outras cooperativas interessadas em fazer a incorporação e que há estudos sobre elas.
Representantes da cooperativa se reuniram com a presidência da Copercana na semana passada, juntamente com fornecedores e bancos para os quais a Cooparaiso deve. Foi apresentada proposta de negociação e a incorporação estava sendo vista de forma otimista. Porém, nesta semana as negociações foram findadas, sem que se chegasse a bom termo para a Cooparaiso.
Fonte: Heloisa Rocha Aguieiras - SAO SEBASTIAO DO PARAISO ? Jornal Sudoeste