Dezembro Vermelho tem programação em Poços com diversas ações

Publicado em 04/12/2018 - regiao - Da Redação

Dezembro Vermelho tem programação em Poços com diversas ações

Há 30 anos, no dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV, 65,7 mil pessoas já tinham sido diagnosticadas com o vírus, e 38 mil já tinham falecido. Já o Dezembro Vermelho é uma iniciativa nacional, instituída por lei desde o ano passado. Em Poços, o Programa Municipal DST/AIDS prepara uma programação especial com eventos na UPA, a Unidade de Pronto Atendimento, no Hospital Municipal Margarita Morales, na zona Sul, no Hospital Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste e em unidades básicas de saúde. O calendário será aberto no próximo sábado, 1, com a tenda do Programa na esquina das ruas Assis com Prefeito Chagas. Das 8h às 12h, a equipe de saúde em parceria com os estudantes do curso técnico de Enfermagem da Escola Profissional Dom Bosco,  fará panfletagem, esclarecerá dúvidas, distribuirá preservativos e além disso também serão realizados testes rápidos, uma triagem que indica se a pessoa já teve ou não, contato com o vírus HIV. Se o resultado for positivo, essa pessoa será encaminhada para o atendimento especializado no Programa, para a coleta de sangue e novo exame que vai comprovar o diagnóstico ou descartá-lo. O atendimento multidisciplinar inclui orientação, aconselhamento e dispensação de medicamentos. O programa desenvolve ações de enfrentamento do HIV/Aids e de outras infecções sexualmente Transmissíveis (ISTs), como Sífilis e Hepatites B e C. O DST/AIDS em Poços também oferece a Profilaxia Pós Exposição (PEP).

Segundo informações do Ministério da Saúde, atualmente, no mundo, 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem seu estado sorológico. A meta da ONU é garantir que até 2020 esse número chegue a 90%, e desses, pelo menos 90% dessas pessoas recebam tratamento e entre os que recebem tratamento, 90% sejam indectáveis – estado em que a pessoa tem menos  chances de transmitir o vírus e consegue manter qualidade de vida sem manifestar os sintomas da aids.
No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram esse estado de estarem indetectáveis, também segundo o Ministério da Saúde.

Programação Dezembro Vermelho

7/12 –  UPA – 13h às 17h

10/12 – Hospital Margarita Morales – 13h às 17h

14/12 – Hospital da Zona Leste – 8h às 12h

19/12 -  UBS Country Club – 8h às 12h

 

ASCOM