Educação Infantil de Guaxupé é referência nacional

Publicado em 19/11/2013 - regiao - Da Redação

A educação infantil municipal recebeu no dia 05 de novembro a visita de professores e alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Marília/SP. Guaxupé foi escolhida por ser considerada modelo no desenvolvimento do PROEPRE, Programa de Educação Infantil desenvolvido pelo Laboratório de Psicologia Genética da UNICAMP, implantado na rede municipal desde 2000. Cerca de 40 universitários conheceram de perto as atividades educacionais com as crianças da rede pública de ensino.

A atividade promovida pela professora Alessandra de Morais Shimizu, possibilitou aos acadêmicos conhecer práticas de educação infantil que promovem o desenvolvimento das crianças em todos os seus aspectos: cognitivo, afetivo, social e físico.

A visita contou com a participação de quarenta alunos do 4º ano de pedagogia que se dispuseram a viajar 430 km para vivenciar a rotina das escolas municipais e conveniadas de educação infantil.

“Receber todos estes universitários e professores nos deixa muito feliz. A rede pública municipal de ensino vem se destacando há tempos e esta troca de experiências é bastante válida para que cada vez mais possamos buscar o melhor para a Educação em nossa cidade”, disse o prefeito Jarbinhas.

Na oportunidade, os universitários conheceram a estrutura física e pedagógica das pré-escolas municipais: E. M. Noêmia Costa Monteiro, E.M.E.I. Professora Thereza Buffoni e E. M. Educadora Yolanda Conti Bertoni, e das três creches da rede conveniada à prefeitura: Nossa Creche, Creche Arco-Íris e Creche Caic.

Segundo a professora Alessandra, esta oportunidade em que os universitários passam a acompanhar de perto os trabalhos que são desenvolvidos pelo município contribui diretamente para a formação acadêmica: “A iniciativa de colocar os alunos em contato direto com a realidade de creches e pré-escolas municipais que respeitam o desenvolvimento integral dos alunos contribuirá significativamente para a formação destes futuros professores”.

Durante a visita os professores da rede municipal e conveniada demonstraram grande satisfação pelo reconhecimento de seus trabalhos e atenciosamente apresentaram suas salas de aula, rotinas diárias, planejamentos pedagógicos, trabalhos dos alunos, materiais didáticos e jogos confeccionados. A alegria e a independência dos alunos na realização das atividades cotidianas despertou a atenção dos visitantes.

Para o secretário de Educação, Rodrigo Luiz Borges, o trabalho é fruto de uma formação continuada dos profissionais: “Este trabalho realizado por toda a rede pública municipal e conveniada de nossa cidade é fruto da formação continuada, da dedicação e do compromisso de todos os profissionais da educação”.

Fonte: ASCOM