Eleição define membros do COMVIDA para o biênio 2018/ 2020 em Poços

Publicado em 27/07/2018 - regiao - Da Redação

Eleição define membros do COMVIDA para o biênio 2018/ 2020 em Poços

Foi realizada na quarta, 25, a assembleia eleitoral para escolha dos membros do COMVIDA – Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Valorização da Vida Animal, específica para os representantes da sociedade civil. O processo foi presidido pela Comissão Eleitoral instituída pela Portaria SMS nº. 05/2018 e formada por: Jorge Miguel Ferreira do Lago, Aretha Carneiro Corrêa e Ana Paula Silveira Corrêa. 

310 votantes passaram pela Casa dos Conselhos, na Rua Pernambuco, s/nº, no piso superior do Mercado Municipal, para participar. O movimento foi intenso no local, das 17h às 19h, o horário da votação. “É muito importante ter um Conselho. É muito caso de abandono, de maus tratos e precisamos disso com urgência”, afirmou a contadora Lena Alexandre, 48. “Os protetores independentes são eficazes e essa é uma forma de ação para beneficiar a proteção dos animais, porque muitas pessoas ainda não têm essa consciência”, declarou o dentista Jimmy Angelo Rodrigues, 39, que também foi um dos votantes. 

Seis protetoras independentes e uma entidade, a AAPA – Associação de Amigos e Protetores de Animais de Poços de Caldas se habilitaram conforme edital de convocação, para a eleição. Como a AAPA foi a única entidade, automaticamente ela ocupará uma das cadeiras. Conforme o resultado apurado logo após a votação, foram eleitas: Maria Luísa Untura Carneiro Santiago, com 138 votos e Luciana Anizia Barbosa Mendes, com 92 votos. Como suplentes, foram eleitas: Cassia Macedo Brandão Loro, com 66 votos e Maria Angélica Zukauskas Gonçalves da Silva, com 5 votos. Outras duas candidatas: Sandra Cristina de Oliveira (5 votos) e Rosa Maria de Melo Lima (1 voto), nos casos de desistência no decorrer do mandato, poderão ser nomeadas. Houve ainda um voto branco e dois nulos, totalizando 310 votos. Não houve manifestação do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais e de nenhuma associação de representatividade junto às clínicas independentes que tenham por objetivo a proteção dos animais. 

O resultado será publicado em decreto no Diário Oficial do Município e haverá  cerimônia de posse em data ainda a ser divulgada. O mandato de dois anos é para o biênio 2018/2020.