Publicado em 18/11/2015 - regiao - Da Redação
A reforma da Escola Estadual Iarbas Rodrigues, em Claraval, pode começar nesta semana. O contrato com a construtora, responsável pelas obras no local, já foi formalizado. Agora só é necessário o alvará da prefeitura. Assim que a permissão sair, os trabalhos podem ser iniciados em até quatro dias. Segundo a direção da instituição, a previsão é de que a reforma comece ainda nesta semana. O recurso para a obra, um montante de R$ 500 mil, foi conquistado com a ajuda do deputado estadual Cássio Soares (PSD).
A convite do prefeito Juliano Diogo Pereira (PSD), Cássio Soares, ainda como secretário de Estado de Desenvolvimento Social, visitou a instituição. “Vi a triste realidade da estrutura física da escola. Começamos naquele dia, em 14 de março de 2014, a luta pela reforma da escola. Hoje temos R$ 500 mil depositados na conta da instituição. E agora falta muito pouco para ver aquela realidade mudada e para melhor”, observou o deputado.
Segundo o prefeito, a escola aguarda por uma reforma há muitos anos. “Há uns 20 anos a Iarbas Rodrigues espera por essa reforma. Não havia piso, as portas estavam quebradas, sem fechaduras, a parte elétrica totalmente defasada, telhas quebradas, com infiltração. A situação era muito triste e desestimulante para os alunos”, comentou.
O prefeito destacou ainda a ajuda do deputado para a liberação da verba. “Foi a partir daquele dia em que ele nos visitou que a escola Iarbas Rodrigues começou a viver uma nova situação. Logo em seguida, um engenheiro visitou o local, fez um projeto e aí começamos a lutar pela liberação de verbas. O Cássio tem um papel muito relevante, sem ele não conseguiríamos esta reforma”, completou o prefeito.
Situada na região central do município de Claraval, a Escola Estadual Iarbas Rodrigues atende a 525 alunos que cursam entre o sexto e o nono anos do Ensino Fundamental. Há também turmas do primeiro ao terceiro anos do Ensino Médio, nos turnos da manhã, tarde e noite, além de turmas em período integral. Para melhor atender aos adolescentes, a instituição passará por esta grande reforma.
A cozinha será ampliada, serão construídas rampas de acessibilidade, os muros, que têm muitas rachaduras e irregularidades, serão totalmente corrigidos e todas as 11 salas serão reformadas e receberão nova pintura. “Vamos começar pelos muros. As salas só serão reformadas no período de férias escolares, pois não temos para onde remanejar os alunos”, afirmou a diretora da instituição, Elisa Avelino Carrijo.
Para a diretora, a atuação do deputado foi indispensável. “Há mais de dois anos estávamos lutando pela liberação de recursos. É uma obra muito importante que vai proporcionar um ambiente mais adequado aos nossos alunos. O começo disso foi muito difícil, não tínhamos certeza de ter a verba e o apoio do deputado Cássio foi muito necessário para nós”, completou Elisa.
fonte: Ascom