Publicado em 02/10/2015 e atualizado em 02/10/2015 - regiao - Da Redação
Entre os dias 17 de agosto e 30 de setembro de 2015, mais de 500 municípios mineiros promoveram ações de preservação e promoção do patrimônio cultural, dentre elas, Guaxupé. Cerca de mil atividades fazem parte da programação da 5ª edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais ? IEPHA/MG. Com o tema “Cidades, Regiões e Patrimônio†a proposta desta edição foi trazer o diálogo das cidades com suas regiões e a preservação do patrimônio como expressão cultural.
Várias atividades como seminários, oficinas, exposições, feiras, festivais, apresentações musicais e de teatro, visitas guiadas a bens culturais ações de educação patrimonial fizeram parte da programação, assim como encontros com mestres e grupos da cultura popular mineira. Municípios dos 17 territórios de desenvolvimento definidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais participaram da 5ª edição da Jornada com o propósito de promover e preservar o nosso patrimônio.
Toda a programação da Jornada está reunida no site www.jornada.mg.gov.br, e pode ser consultada por cidade, evento ou data.
Em Guaxupé uma exposição fotográfica utilizando banners de lona como suporte, tendo como conteúdo, o histórico e fotografias antigas e atuais dos bens tombados pelo município fez parte de uma ação realizada em um trabalho de educação patrimonial nas escolas, o qual consistiu em levar os banners até as escolas, numa exposição itinerante. O público-alvo foi alunos das escolas públicas (municipais e estaduais) do município de Guaxupé.
A exposição tem como objetivo levar ao conhecimento do público os bens culturais protegidos pelo município e a importância de preservá-los. Espera-se, com esta ação, sensibilizar os visitantes quanto à necessidade de se preservar a memória histórica do município.
O Museu Histórico e Geográfico de Guaxupé fica na rua Cel. Antônio Costa, 55, centro. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3559-1086.
FONTE: ASCOM