Publicado em 03/10/2017 - regiao - Da Redação
A segunda fase do Programa Permanente de Educação para o Trânsito nas Escolas prossegue em outubro. Este mês, sete escolas da rede municipal serão contempladas com ações promovidas pela Secretaria de Defesa Social, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em parceria com a Secretaria de Educação. No primeiro semestre, 32 Centros de Educação Infantil (CEI) participaram do projeto.
Esta semana, as atividades foram realizadas na E.M. Professora Nicolina Bernardo e contou com a participação de 115 alunos do 1° ao 4° ano. Os estudantes assistiram uma peça teatral e também participaram de palestra e debate sobre educação e segurança no trânsito. Nesta quarta (4) o programa será, às 14h, na E.M. Sérgio de Freitas Pacheco.
A Coordenadora de Educação no Trânsito, Stefânia Alvise, avalia que as ações têm como objetivo despertar nos alunos, futuros condutores, o interesse pelo tema. Para ela, isso faz com que eles fiquem cientes dos direitos e deveres quanto pedestres. “Essa condição vai refletir na diminuição de ocorrências de transito, inclusive, no número de óbitos, já que muitos casos são provenientes da imprudência do próprio condutor”, ressaltou.
De acordo com o Demutran, dados do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) apontam queda no número de ocorrências no trânsito no mês de julho e agosto deste ano.
Em relação aos atropelamentos, por exemplo, em julho último foram sete casos registrados pelo SAMU. No mesmo período em 2016 foram 12. Já em agosto deste ano, também foram sete ocorrências de atropelamentos, contra 20 casos em 2017.
Em relação aos atendimentos gerais do SAMU, como atropelamentos, acidentes ocasionados por motos, carros e bicicletas, também se observa queda nos registros. Em 2016 foram 83 ocorrências e este ano 81. Já em julho de 2016 foram 94 registros, ao todo, e este ano apenas 72, uma redução de 22 casos.
Para Stefânia, a informação é muito importante e levar isso às crianças é garantir um futuro mais seguro e consciente no trânsito. A coordenadora acredita que esse trabalho, ao longo dos anos, pode contribuir para a redução efetiva no número de acidentes, muitos ocasionados por imprudência e falta de respeito ao próximo.
Cronograma das ações nas escolas:
04/10 E.M Sérgio de Freitas Pacheco
10/10 E.M Dr Haroldo Afonso Junqueira
17/10 E.M Professora Edir Frayha
19/10 E.M Prof. Júlio Bonazzi
20/10 E.M Maria Ovidia Junqueira
25/10 E.M José Avelino de Melo
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-2266.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas