
Os mais de 400 moradores da Vila Progresso têm muito a comemorar! É que neste dia 21 de setembro, o prefeito Antônio Roberto da Costa recebeu do Governo de Minas a escritura definitiva da Vila Progresso, garantindo a transferência daquela área ao município.
Com isso, o prefeito de Arceburgo poderá honrar seus compromissos de campanha, entregando a cada um dos 470 moradores da Vila Progresso a escritura decisiva de seus lares e de suas vidas.
“Confesso-me feliz e realizado com esse acontecimento, e por ter sido um instrumento útil para que ele se concretizasse”, alegra-se o prefeito, que se fez acompanhado da primeira-dama Doutora Patrícia Prícoli e da Assessora de Aécio Neves, Cida Moreira, que foi grande entusiasta, incentivadora e relevante nessa conquista.
Essa demanda já se arrastava há mais de 20 anos, desde quando foi desapropriada em 26 de dezembro 1988. Há duas décadas, a população daquele bairro clamava por essa reivindicação, e somente agora poderão receber essa posse de direito, graças ao trabalho de Antônio Roberto da Costa.
Desde 2006, o prefeito arceburguense tratou exaustivamente desse compromisso com praticamente todos os órgãos responsáveis dessa demanda. Ao longo desses anos, ele manteve contatos na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com deputados federais e estaduais, na Procuradoria Estadual e até com o próprio governador Aécio Neves que garantiu ao prefeito o maior esforço para que isto se realizasse.
As boas relações junto ao Governo do Estado e os bons créditos da Administração e a regularidade de suas contas junto ao Tribunal de Contas de Estado, TCE, e da União, TCU, atestando a adimplência do município também contribuíram para que esta escritura se concretizasse.
A entrega dessas escrituras foram objetos de seguidas promessas eleitorais, ao longo de 20 anos, sempre em período de campanha, porém, só agora elas estão sendo resgatadas, e seriamente serão entregues aos seus proprietários de imóveis na Vila Progresso pelo prefeito Antônio Roberto da Costa.
“A regularização dessa pendência com as centenas de moradores da Vila Progresso é uma demonstração de que o Prefeito Toninho da Bolsa faz as coisas acontecerem com seriedade, boa vontade e rapidez”, assegurou o vereador Sérgio Dos Reis Batista, presidente da Câmara Municipal de Arceburgo.
O próximo passo para a entrega dessas escrituras, será o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal tratando dessa doação de escrituras, o que acontecerá ainda esta semana. Depois disso, a Prefeitura irá especificar cada lote, e cada área para ser lavrada a escritura dos lotes às centenas de moradores da Vila Progresso. Preferencialmente, receberão as escrituras os moradores que mantiveram cadastro documental com o escritório local (itinerante) instalado no bairro em 2007.
A escritura definitiva aos moradores será um marco em suas vidas. De posse dessas escrituras, cada um dos moradores poderá pedir financiamento imobiliário na Caixa Econômica Federal, já que possuir escritura do imóvel é uma das exigências desse banco.
Os imóveis da Vila Progresso também serão valorizados, vez que muitas pessoas inseguras deixavam de vender ou comprar esses imóveis em função de não possuírem escrituras definitivas.
Para o prefeito, a prioridade da sua Administração com a entrega dessas escrituras é dar às pessoas segurança no seu
patrimônio. “Estamos caminhando passo a passo e corrigindo distorções do passado, garantindo segurança social e jurídica para moradores da Vila Progresso”, explicou Antônio Roberto da Costa.
A entrega definitiva dessas escrituras é mais um resultado do trabalho do prefeito Antônio Roberto da Costa ao bairro Vila Progresso.
Nos últimos anos, a atual Administração asfaltou diversas ruas do bairro; construiu praças, investiu na construção de uma Quadra Poliesportiva, uma Escola Integral e o Parque Ambiental nas proximidades do bairro.