Publicado em 10/11/2018 - regiao - Da Redação
Nos próximos dias, começa a
ser utilizado em caráter experimental na UPA, a Unidade de Pronto Atendimento,
o sistema informatizado, desenvolvido com base em solicitações feitas pela
equipe multidisciplinar da instituição. Planilha com classificação de risco
pelo Protocolo de Manchester, formulário de triagem e receita online são
algumas ferramentas que estarão disponíveis. Durante o mês de outubro, reuniões
foram realizadas para apresentação do sistema aos servidores. “Esclarecemos
dúvidas, ouvimos sugestões e agora tem início o uso para adaptação dos
profissionais ao sistema. Após esta prática, mudanças ainda podem ser feitas
com o intuito de aprimorar a ferramenta para uso definitivo”, explicou Bruno
Lúcio de Sousa e Silva, analista de suporte da Sonner, empresa responsável pela
implantação do software.
De acordo com o diretor geral
da UPA, Ed Wilson Neves, este período experimental também vai permitir a
criação de um plano de contingência. “Para situações que envolvam a falta de
energia elétrica por exemplo e até para a falta temporária de determinados
insumos”. Com a informatização, haverá a vinculação do atendimento ao número do
Cartão SUS, com dados que vão possibilitar fazer contato com familiares dos
pacientes quando necessário, além de gerar um histórico dos atendidos, como
medicamentos em uso e alergias, dentre outras informações. Com a implantação em
caráter definitivo, a meta é agilizar os processos desde a recepção até o consultório médico. “É um ganho múltiplo que
trará vantagens aos pacientes, ao serviço e a gestão”, complementou o diretor
da UPA.
Além de todos estes
benefícios, o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva destaca ainda a
possibilidade de gerar informações estatísticas, por meio da informatização.
“Este banco de dados vai nos permitir conhecer mais o nosso paciente, saber com
que frequência ele está retornando à UPA e quais são os problemas de saúde mais
tratados no local. Além disso, mensurar o tempo de atendimento, o consumo de
materiais, além de poder avaliar o desempenho dos servidores. Todos estes são
fatores que estão intimamente ligados à qualidade da assistência prestada e
conhecer esta realidade nos dá subsídios para aprimorar cada vez mais o
serviço”.
A previsão é que após este
período experimental, a implantação da informatização seja feita de forma
definitiva na UPA, entre os meses de dezembro e janeiro.