Publicado em 26/04/2016 - regiao - Da Redação
Feira de Lingerie de Juruaia, MG, reuniu 70 expositores na 19ª edição. Vendas aumentaram cerca de 18%, segundo associação comercial.
Cerca de R$ 15 milhões em negócios foram movimentados nos três dias da 19ª edição da Feira de Lingerie de Juruaia (MG), segundo cálculos da Aciju, a associação comercial e industrial. Na avaliação da presidente, Tânia Mara Rezende, o desempenho das vendas superou as expectativas na cidade que é considerada a capital nacional da lingerie.
"Tivemos um aumento de 18% em relação a 2015 e a nossa expectativa era de que as vendas ficassem em torno de 15%. Dado o cenário de crise, inclusive, o movimento foi muito bacana", avalia Tânia, que credita parte do resultado às vendas por atacado. "Ainda não fechamos o balanço, mas vemos que o atacado cresceu e também houve a chegada de novos clientes, o que contribuiu bastante para as vendas", diz.
Criada em 1998, a Felinju costuma apresentar tendências e inovações no mercado de lingerie. Na edição 2016, o uso de cores fortes, alças decoradas e rendas foram alguns dos destaques. A feira também mostrou que as peças podem ser usadas como parte do vestuário.
O evento foi realizado no Centro de Eventos Expo Juruaia, que comportou 70 expositores em uma área superior a 7 mil metros quadrados. A expectativa de público era de 30 mil pessoas. Para a confecção das peças, o número de postos de trabalho cresceu em torno de 30% neste ano, conforme estimativa da Aciju.
De sutiã gigante a misticismo
Criatividade não faltou na 19ª Felinju. Para chamar a atenção do público teve até sutiã gigante, que virou "celebridade".
Com mais de 15 metros de largura e quase cinco metros de altura, ele foi homologado pelo RankBrasil como a maior peça já produzida e durante todo o evento o mega sutiã fez sucesso e foi alvo de fotos e selfies.
Em uma das lojas, uma taróloga era vista tirando cartas com as clientes para saber qual seria a lingerie ideal para cada ocasião. Para apresentar a nova coleção, uma das confecções resolveu brincar e uniu o tarot com peças íntimas. A brincadeira virou até exportação para a Bolívia, segundo a gerente de marketing Letícia de Lélis.
Vendas
O mercado internacional, aliás, é uma das oportunidades que o setor oferece. As vendas internacionais já chegam a 15% da produção em algumas empresas que montaram estandes no evento. Há fábricas, inclusive, que já mandam peças íntimas para o exterior há quase 10 anos. Estados Unidos, Japão, Portugal e até Arábia Saudita são alguns dos países que já receberam as peças mineiras. Para a empresária Maria José Terra, o sucesso internacional vem se tiver “amor” no que se faz.
Outra oportunidade que setor traz são as vendas para complementar a renda familiar.Assim como a vendedora “porta a porta” Zerli da Silva Ferreira, que saiu de Hortolândia (SP) e viajou cerca de 250 quilômetros até a Felinju para comprar lingeries e revender, outros "sacoleiros" aproveitam a feira para fazer o mesmo. Hoje eles movimentam “cerca de 50% das vendas do município”, segundo a presidente da associação comercial.
Superação
A cidade é referência em empreendedorismo, e ao circular pela Felinju, é possível encontrar histórias interessantes dos moradores da cidade que mudaram de vida com a confecção de lingerie. A estilista e empresária Letícia Marques, hoje com 30 anos, começou a trabalhar com lingeries aos 12, mas aos 14 anos começou a criar os próprios desenhos, e hoje desenvolve todas as peças de sua própria empresa.
As irmãs Landa, Cleuza e Nilva Machado representam a história de muitos moradores de Juruaia. Elas saíram da roça atrás de emprego na cidade, e depois de algum tempo, com equipamentos emprestados, montaram a própria confecção. Nesta edição da Felinju, elas comemoraram 20 anos de sucesso trabalhando com peças íntimas.
Com o fim da feira, já fica a expectativa para 2017. No ano que vem, a Felinju irá comemorar 20 anos com novas histórias, coleções e tendências.
A Felinju
A cidade de Juruaia (MG) é considerada o 3º polo de lingerie do Brasil, responsável por 15% da produção nacional. A Feira de Lingerie de Juruaia (Felinju) acontece anualmente e é o maior evento do setor na cidade.
Com cerca de 10 mil habitantes, Juruaia possui em torno de 200 confecções de lingerie que, juntas, vendem 1,6 milhão de peças por mês, especialmente para atacadistas. O crescimento médio anual é de 20% e o faturamento mensal de R$ 20 milhões, de acordo com a Aciju.
Ainda conforme a associação, são gerados cerca de 5 mil empregos no setor, que absorve 45% da população e da mão de obra das cidades vizinhas. Além disso, 92% das confecções são comandadas por mulheres.
Fonte: Filipe Martins Do G1 Sul de Minas