Publicado em 24/04/2019 - regiao - Da Redação
A Prefeitura de Guaxupé, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou na manhã da quarta-feira (36) casos suspeitos notificados de dengue na cidade. Destes: 02 foram positivos, 07 foram negativos, 13 aguardam coleta de exames, e 14 já fizeram a coleta e estão aguardando resultado. Nesta semana o Governo de Minas decretou emergência pelo elevado número de casos de dengue. A atenção de toda população deve ser redobrada neste período.
Embora a Prefeitura tenha feito mutirões de limpeza de diversos bairros da cidade, buscando conscientizar a população sobre os riscos do mosquito Aedes aegypti (dengue), algumas pessoas insistem em manter em seus quintais materiais que acumulam água, como por exemplo: latas, garrafas, pneus, vasos de plantas, entre outros.
A Vigilância em Zoonoses no Combate à endemias, tem percorrido toda a cidade, visitando os imóveis. Em alguns, a larva do mosquito da dengue pode ser encontrada até mesmo em vasos sanitários que estão há tempos sem descarga.
De acordo com a Enfermeira Jurema , diretora da Vigilância em Saúde, é preciso que toda a população colabore com o Poder Público e ajude na limpeza de suas casas, especialmente quintais e terrenos.
Nos próximos dias os números de
casos de dengue no Sul de Minas serão atualizados e divulgados pela Secretaria
Regional de Saúde.
Minas Gerais já registra 14 mortes e mais de 140 mil casos de dengue desde o início do ano. Outros 57 óbitos estão sendo investigados pela Secretaria de Estado de Saúde.
O decreto de situação de emergência compreende municípios das macrorregiões de Saúde Centro, Noroeste, Norte, Oeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul do Estado.
ASCOM