Guaxupé inaugura um novo tempo na Educação Infantil

Publicado em 17/04/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação

O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. Seu principal objetivo é prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). Em Guaxupé, este plano também foi elaborado em 2009 por uma equipe coordenada pela Secretaria de Educação. Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.
Para ser atendido com o ProInfância, é indispensável que  o município  esteja com seus dados orçamentários relativos à educação atualizados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) do Ministério da Educação e que detenha título de dominialidade do terreno onde haverá a edificação.
Com todos os requisitos atendidos e como resultado de um intenso trabalho do prefeito junto ao Governo Federal realizado desde 2009, Guaxupé aderiu ao programa e, no dia 16 de abril de 2012, assina a ordem de serviço e dá início a uma das maio importantes obras da cidade.
Ao conhecer o projeto é impossível não ficar encantado. Guaxupé construirá uma das mais bonitas e bem planejadas creches. Não é a toa que é considerada modelo. Entre as duas opções de projetos arquitetônicos Guaxupé foi contemplada com o Projeto B, o maior dos projetos, uma unidade educacional projetada para acolher 224 crianças em dois turnos de atendimento. O projeto prioriza a acessibilidade já com todas as adequações necessárias a fim de permitir seu uso  por alunos com  necessidades especiais, criando e sinalizando rotas acessíveis, ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria etc.).
A área  para essa construção foi escolhida a dedo e já visando beneficiar um grande número de bairros: Bairro Bela Vista,Vila Progresso, Vila Izabel, Jardim Aviação, Vila Magalhães, Vila Prado, Jardim Regulador, Vila Santa Bárbara, Jardim Guaxupé, Jardim Novo Horizonte, Vila Carloni, Parque dos Imigrantes, Parque das Orquídeas, Nova Orquídea, Catetos e Bairro Angola.

Valor do Convênio  com o FNDE –
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação R$ 1.332.869,67.