
No final da última sexta-feira (6), aconteceu a inauguração do Centro Regional da Fundação Hemominas de Poços de Caldas “Benedicto Cauby Ferreira e Silva. O evento teve presença do secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, além de autoridades da região.
O hemocentro, que está em funcionamento há uma semana, já salvou uma vida, segundo informou o prefeito Paulo César Silva. “Tivemos a notícia de que uma menina de Caconde (SP), que estava com uma queda de plaquetas no sangue e foi atendida. Foi para isso que investimos aqui”.
A unidade local possui três pavimentos, rampas para acesso de pessoas com deficiência, laboratórios, consultórios, secretarias, auditório, estacionamento, além das salas de coletas de sangue, entre outras dependências, totalizando 1.124,98 m2 de área construída. O local foi adquirido pela Prefeitura e doado ao governo estadual, que financiou a obra. O investimento foi de R$ 1.687.632. A unidade atua com 23 funcionários disponibilizados pelo município e dois funcionários contratados pelo Governo do Estado. “É um presente para o aniversário da cidade”, disse Pestana.

No hemocentro, as doações podem ser agendadas por telefone. O doador pode escolher o dia e horário. “Isso traz um conforto para o doador e funciona também como um estímulo e a direção do Hemocentro ficará surpresa com o número de doações que nossa população vai proporcionar”, disse Julio Balducci. De acordo com ele, Poços de Caldas deverá tornar-se uma referência em todo o Estado, uma vez que a unidade possui capacidade para coletar, de início, 300 bolsas/mês, podendo chegar a 700. “Poços terá então a oportunidade de prestar serviço não apenas para a cidade e nossa microrregião e outras áreas do Estado”, destacou.
O secretário esclareceu que o hemocentro está fazendo não só a coleta, mas também o processamento do sangue. “Em diálogos com a direção, ficou estabelecido que não seríamos apenas posto de coleta e, agora, o processamento é feito aqui também, até porque a cidade merece este atendimento”.
A inauguração teve presença ainda dos deputados Carlos Mosconi e Geraldo Thadeu, da presidente da Fundação Hemominas, Anna Bárbara de Freitas, do presidente da Cohab-MG, Sebastião Navarro, da filha do médico homenageado Benedicto Cauby Ferreira e Silva, e da irmã dele, Maria Ferreira e Silva, entre outros.
As doações acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h. Outras informações pelo telefone é 3712-9012.