Publicado em 09/10/2014 - regiao - Da Redação
Procedimentos de hemodinâmica e cirurgia cardíaca infantil passarão a ser realizados no hospital
A portaria número 1007, publicada no Diário Oficial da União neste dia 7 de outubro, habilita a Santa Casa de Passos como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular. Agora, a Santa Casa de Passos está credenciada para atendimentos pelo SUS de cirurgia cardiovascular infantil, procedimentos da cardiologia intervencionista, cirurgia vascular e procedimentos endovasculares e extracardíacos. “São procedimentos básicos que necessitam de imediato tratamento nas emergências. Esses procedimentos salvarão muitas vidas não só em Passos como na região”, afirmou o deputado.
Segundo o provedor Vivaldo Porto Soares, a Santa Casa de Passos há muito tempo vem estruturando o serviço vascular, da hemodinâmica e de cirurgias cardíacas. Com o credenciamento, como explica, fica agora completo o atendimento da urgência e emergência do hospital. “A partir daí, fomos vencendo etapas e esse credenciamento se deu graças ao trabalho de Cássio Soares, do governo de Minas e dos nossos companheiros que estão aí na luta”, explicou.
O pedido foi feito pela primeira vez em julho de 2012, em uma reunião solicitada por Cássio Soares, com o então secretário de Governo, Danilo de Castro, diretores do hospital, além de representantes de diversos setores de Passos. Em julho de 2013, uma nova reunião foi realizada entre o então secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, a diretoria do hospital e o deputado, onde foi confirmado o credenciamento. “Essa é a realização de um trabalho iniciado há mais de dois anos, com acompanhamento constante em todos os processos. É a prova de que um trabalho sério traz resultados concretos”, comemora Cássio Soares.
“É algo extraordinário para o atendimento de urgência e emergência da nossa região. Há muito estávamos aguardando ansiosamente pela aprovação. É o compromisso que temos em 150 anos da Irmandade”, afirmou o presidente da Irmandade da Santa Casa, Walter Alvarenga de Oliveira. “A força do nosso deputado Cássio junto ao Governo do Estado foi de fundamental importância neste processo e nós agradecemos muito o empenho que teve”, completou o provedor Vivaldo Soares.
De acordo com o provedor, o credenciamento vai ajudar a resolver cerca de 70% dos problemas na urgência, de infarto agudo no miocárdio. Na emergência da Santa Casa, 35% dos atendimentos são cardiovascular, o que mostra a importância do credenciamento.
Fonte: ASCOM