
O município de Jacuí deu inicio às festividades da tradicional festa da Congada no dia 8 de dezembro, dia da Padroeira Imaculada Conceição, quando foram acessas as luzes e os enfeites de Natal na Praça da Matriz. O beneficio foi conseguido por meio de uma parceria com a CEMIG no Projeto Natal para Todos, que envolve a participação de funcionários da CEMIG, da Prefeitura e do Departamento de Cultura.
Nos dias 26, 27 e 28/12, a comunidade local teve o prazer de acompanhar as festividades da congada com muita fé e devoção representadas nas apresentações dos 3 Ternos de Congo de Jacuí, o Júlio Cristiano, os Canutinhos e o União. E ainda e os Ternos visitantes da cidade de São Sebastião do Paraíso, Fortaleza de Minas e Itaú de Minas.
Os Ternos participaram todos os dias da Santa

Missa às 10:00 e logo, em seguida, levavam as rainha em suas casas. Durante a tarde os ternos fizeram apresentações pelas ruas da cidade e às 20:30 horas desfilaram no calçadão da Praça da Matriz, sendo que cada Terno é representado por um Santo Padroeiro. Os Santos Padroeiros da festa da Congada e dos Ternos de Jacuí, o Menino Jesus, Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia e Imaculada Conceição.
Estiveram presentes durante a festa da Congada o deputado estadual Antonio Carlos Arantes, o prefeito João Arantes Vieira e sua Esposa Gilda, vice-prefeito Luiz Gonzaga Izá, os vereadores, Rei Congo Sr. Dorival de Oliveira Lima, Padre Adirson da Costa Moraes, Secretario de Educação, Esporte e Cultura Geraldo Magela da Silva, Chefe do Departamento de Cultura Ana Paula Silva, Chefe do Departamento de Esporte João

Batista Nasser, que fez a locução da festa, entre os outras autoridades e toda a comunidade e visitantes. A Praça da Matriz esteve movimentada durante os dias e todos prestigiaram com muita atenção e alegria, fotografando e filmando os momentos emocionantes da noite.
A Congada de Jacuí é uma festa tradicional que reuni não só a comunidade local mas também inúmeros visitantes. É uma festa agregadora de gerações, com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos que encantam o público com seus versos, sua música, suas danças e faz com que essa tradição siga a diante.
Com isso o Natal de Jacuí teve mais brilho, cor e alegria, unindo famílias e diferentes gerações.
