Juruaia e a força do empreendedorismo feminino

Publicado em 31/12/2018 - regiao - Da Redação

Juruaia e a força do empreendedorismo feminino

A empresária Tânia Mara Rezende exerce grande liderança no setor comercial em Juruaia, tendo sido presidente da ACIJU - Associação Comercial e Industrial de Juruaia, órgão que coordena o setor da lingerie e a realização da FELINJU. O município é o principal polo da lingerie em Minas Gerais e o terceiro no Brasil. Tânia também tem destacada e reconhecida atuação junto à FEDERAMINAS (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais). Mais recentemente, foi eleita Presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária da CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, órgão de atuação em todo território nacional. 

HONRA E OPORTUNIDADE

Tânia declarou que assumir a presidência do Conselho Nacional da Mulher Empresária representa uma grande honra, tendo sido uma indicação do presidente da FEDERAMINAS (Emílio Parolini) e do presidente CACB (George Teixeira). É a primeira vez que Minas Gerais irá presidir o órgão, abrindo muitas possibilidades para mostrar o empreendedorismo mineiro. O Conselho atua em cada estado, agregando 28 federações. Também deverá atuar no Congresso Internacional no Rio de Janeiro no mês de junho do próximo ano.

As reuniões normativas e deliberativas do Conselho acontecem em Brasília/DF, aonde fica a sede da CACB. Ao mesmo tempo, Tânia estará atuando junto às federações em cada estado.

Tânia comentou que o Brasil recebeu premiação no projeto internacional Empreender Competitivo. O projeto tem continuidade, contando com o apoio de um fundo internacional, que investe no empreendedorismo feminino no Brasil.


EMPREENDEDORISMO FEMININO

Juruaia é destaque nacional quando se trata de empreendedorismo feminino. Apesar da grande evidência, Tânia relata que ainda há espaço para crescimento do setor. Além da lingerie, outros segmentos da moda também estão em plena expansão como a moda praia, fitness e linha de pijamas. A empresária ressalta que quanto mais diversidade em produtos, mais lojistas e clientes de todo o Brasil vão procurar o município. Até porque estarão encontrando tudo num “shopping a céu aberto”, numa cidade pequena de fácil locomoção.


O GRANDE SEGREDO

Sobre o sucesso empresarial visível em Juruaia, Tânia revelou que as capacitações e consultorias ocorrem durante todo o ano. Portanto, grande segredo é a constante atualização e profissionalização. Neste contexto, valorizou a atuação do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “Existe uma Juruaia antes do SEBRAE e uma Juruaia depois do SEBRAE”, falou. Até porque 90% de todos os treinamentos e missões foi via SEBRAE. A partir de 2010, o município recebeu o projeto Foco Competitivo, quando os empresários foram levados para São Paulo, sendo que o corpo docente também esteve em Juruaia.


MELHOR ESTRUTURA

Tânia reconhece a necessidade de melhorar a estrutura do município visando um melhor atendimento e conforto ao turista de compras. Principalmente, em se tratando da rede de restaurantes, lanchonetes e hotéis. Porém, observa que o poder público está pensando em algumas soluções, com a participação efetiva dos empresários. A ACIJU também faz um trabalho de reunir os empresários do segmento. 


MERCADO EXTERIOR

A empresária afirmou que o mercado de lingerie é gigante. No Brasil, os maiores compradores são os estados de Minas Gerais e São Paulo.

A Íntima Passion, empresa de sua propriedade, por exemplo, já exporta para mais de dez países. Mesmo que seja um percentual pequeno considerando as 40 mil peças produzidas por mês. Portanto, é preciso sempre focar o potencial de exportação como uma meta a ser alcançada. As empresas estão buscando a devida capacitação, pois a exportação não é uma tarefa fácil considerando a enorme burocracia e os impostos. Neste contexto, existem parcerias com a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e outros órgãos. Apesar do trabalho estar apenas no início, várias empresas de Juruaia já exportam para diversos países.


ÍNTIMA PASSION EM TODO O BRASIL

A empresa está no mercado há 13 anos e coloca seu produto nos principais centros comerciais do Brasil. O principal conceito ocorreu no sentido do cliente conhecer a marca, para então manter uma relação de fidelidade. Em 2013, a empresa abriu sua loja conceito no shopping Iguatemi em Ribeirão Preto/SP e uma franquia no shopping Via Café Garden em Varginha/MG. Além disso, conta com várias lojas licenciadas espalhadas pelo Brasil. A venda à distância (inclusive virtual) representa 60% do volume comercializado.

A própria empresária Tânia desenha as peças das novas coleções da Íntima Passion, carimbando o DNA do produto. Revela que o trabalho é resultado de sua visão e muita pesquisa junto ao consumidor. A linha praia, inclusive, registrou um crescimento de 30% nos últimos quatro anos exatamente por conta de um minucioso estudo.

PRIMEIRO POLO NO BRASIL

Juruaia é considerado o primeiro polo da lingerie em Minas Gerais e terceiro no Brasil. Porém, Tânia observa que os polos de Friburgo/RJ e Fortaleza/CE oferecem produtos diferenciados, com qualidade e preços mais populares. Assim, pessoalmente observa Juruaia como primeiro polo do Brasil, considerando a extrema qualidade da lingerie, com preço justo e competitivo. 


FELINJU 2019

A empresária revelou que a Feira de Lingerie do próximo ano já tem praticamente todos os espaço vendidos. Considera a FELINJU uma grande conquista para o município, sendo hoje uma feira profissional, oferecendo oportunidades para o pequeno e grande empresário. “A FELINJU é o nosso cartão postal”, disse. O evento somente cresce, sendo o maior de moda íntima atualmente no Brasil.