
O prefeito Paulo César Silva assinou, na tarde da sexta-feira (30), a ordem de serviço para início da construção dos Centros de Educação Infantil dos bairros Marco Divisório (zona oeste) e Dom Bosco (zona leste). Cada unidade terá 570 m2, com capacidade para atender de 120 a 150 crianças. Os investimentos somam aproximadamente R$ 1,9 milhão.
O CEI do bairro Dom Bosco será construído na rua Muriaé. Já a do Marco Divisório funcionará na rua Marcílio Marcelo Volpin.
De acordo com a secretária de Projetos e Obras Públicas, Cibele Melo Benjamim, as unidades contarão com quatro salas de aula, mais uma sala para biblioteca que poderá ser utilizada para aulas, conforme a necessidade, aumentando a capacidade de atendimento de 120 para 150 crianças.
As obras estão a cargo da Conel Serviços e Obras Ltda. e têm prazo contratual de conclusão de um ano. “Já conversamos com a empresa e vamos trabalhar para que o prazo de execução seja de cinco meses para que possamos entregar as unidades antes do prazo previsto”, explica a secretária de Obras.

A solenidade de assinatura contou com a presença de secretários municipais e também dos presidentes da Sociedade Amigos de Bairro do Marco Divisório, Maria Brunelli, e do Dom Bosco, Wanderlei Fideles. “Para nós, essa é a maior conquista de todos os tempos para o nosso bairro”, destacou Brunelli. Na mesma linha, o presidente da SAB do Dom Bosco ressaltou que os moradores aguardam essa obra há muitos anos e que agora “o sonho será concretizado”.
A secretária de Educação, Maria Helena Braga, comemorou o início das obras, que vão contribuir para a diminuição da demanda por creche de crianças de 0 a 3 anos. “A construção desses centros de educação infantil demonstra o empenho dessa administração em relação às questões da Educação e vai fazer muitas famílias felizes porque a melhor coisa do mundo é saber que os filhos estão sendo bem cuidados”, discursou.
O prefeito Paulo César Silva destacou os investimentos que o município vem fazendo na área educacional, com a construção de novas unidades e reformas e ampliações de escolas e creches em todas as regiões da cidade.
AtendimentoPoços de Caldas ultrapassou as metas de atendimento na educação infantil recomendadas pelo Ministério da Educação para o ano de 2020. Até o final da década, o índice estabelecido é de 50% de atendimento da demanda em creches para crianças de zero a três anos de idade. Desde 2010, a cidade atende 80% da demanda. Para crianças de quatro a cinco anos, a cidade tem 100% de atendimento.
Poços de Caldas conta com 40 centros de educação infantil municipais, 11 escolas que atendem também a educação infantil e seis entidades conveniadas, totalizando 56 unidades. Ao todo, seis mil crianças são atendidas pelo município.