Publicado em 19/08/2018 - regiao - Da Redação
Poços de
Caldas recebeu, na última semana, a visita do professor Samuel Loubach,
mestrando em Ensino de Ciências pelo Instituto de Química da Universidade de
Brasília. Formado em Ciências Naturais também pela UnB, campus UnB
Planaltina-FUP, ele participou de um estágio técnico na rede pública do município,
focado no trabalho com a autonomia.
Com apenas
23 anos, Loubach atua na rede particular de ensino do Distrito Federal e também
na rede pública, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID) e do projeto “Educação e Psicologia: Mediações Possíveis em
Tempo de Inclusão”, coordenado pela professora da Universidade de Brasília,
Juliana Eugênia Caixeta, que desenvolve intervenções por meio da relação
universidade e comunidade. “Quero compreender como o ensino de ciências pode
fomentar a autonomia, tendência ligada ao desenvolvimento moral”, explica.
O
interesse por conhecer o trabalho desenvolvido em Poços nasceu de uma palestra
ministrada pela secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, em Brasília.
Flávia é integrante do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral,
que integra hoje pesquisadores de diferentes universidades públicas como USP,
Unifesp, Unesp e Unicamp e universidades particulares. Ela é também
especialista em “Relações interpessoais e desenvolvimento da autonomia moral na
escola”.
Durante
uma semana, o mestrando percorreu escolas da rede municipal e estadual e
projetos desenvolvidos na cidade, dentro do escopo de sua pesquisa. “O estágio
técnico tem como objetivo proporcionar vivências dentro da cidade que me
permitam conhecer contextos e mediações que possam possibilitar ou fomentar a
autonomia nos estudantes da Educação Básica”, destaca.
Entre as
iniciativas visitadas pelo professor está o Espaço Cooperativo de Aprendizagem
Horizonte (ECAH), que funciona na rua Dr. Mário Mourão. O projeto utiliza a
metodologia da aprendizagem cooperativa para oferecer aos adolescentes com
defasagem escolar a oportunidade de prosseguirem no percurso da vida acadêmica.
“Eu achei magnífico o trabalho que eles realizam com os alunos”, avalia
Loubach. Ele também visitou escolas como Washington Luís e David Campista e
espaços de formação docente, como o Jardim Botânico.
Na
avaliação do professor, as realidades educacionais das redes públicas de Poços
de Caldas e Brasília são muito distintas. “Poços de Caldas está bastante
avançada em relação ao desenvolvimento moral. Em Brasília, as escolas públicas
são muito violentas e o bullying é bastante presente. Em Poços, nas escolas
observadas, os alunos conseguem dialogar bem, têm turnos de fala, há respeito
entre professor-estudante e estudante-estudante”, informa.
Agora, as
experiências vivenciadas e registradas serão aproveitadas na pesquisa
desenvolvida pelo professor. “Para mim, foi uma experiência preciosa e riquíssima.
Foi uma semana de muita aprendizagem. Além da parte do desenvolvimento moral,
saio daqui com intervenções profissionais de relações entre
professor-professor, professor-supervisor, professor-diretor, que são muito
preciosas”, finaliza.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas