Natal Encantado tem aprovação de 90% da população

Publicado em 30/01/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação

POÇOS DE CALDAS - A PUC Júnior apresentou, nesta semana, os resultados da pesquisa de demanda do Natal Encantado 2011, que tem por objetivo fornecer informações relevantes e embasadas sobre o público, cenário, potencial de consumo e percepção do evento.
Neste ano, além da pesquisa realizada com os turistas que estiveram na cidade no período de 15 de dezembro de 2011 a 6 de janeiro de 2012, a novidade é a execução de levantamento detalhado com a população de Poços de Caldas, com a aplicação de 100 questionários em locais como parques, praças, avenidas, shopping e terminal de linhas urbanas. Na avaliação geral do evento, 52,17% dos moradores entrevistados consideraram o evento como bom; 28,99% “ótimo” e 11,59% “regular”, com aprovação de 92,75% da população. Apenas 1,45% dos moradores desaprovam a programação natalina do município.
Para a maioria do público entrevistado, a decoração e a iluminação do evento foram consideradas de ótima qualidade (43,48%) e boas para 36,23%, o que significa que aproximadamente 80% da população pesquisada aprovaram o projeto de decoração. Somente 2,9% dos moradores avaliaram a decoração de Natal do ano passado como ruim.
Os resultados foram apresentados pelo coordenador da pesquisa, Lucas Magalhães Oliveira, ao prefeito Paulo César Silva e à coordenadora da Comissão Organizadora do Natal Encantado, Marlene de Fátima Silva. O objetivo é embasar as decisões estratégicas para o desenvolvimento e fortalecimento turístico do município nesta época do ano.
Outro dado relevante apresentado pela pesquisa é que a população compreendeu os objetivos do evento, já que aproximadamente 60% dos entrevistados consideraram o Natal Encantado como importante para o incremento do turismo; 13,04% avaliaram que o evento é relevante para a economia local e 10,14% que as festividades são importantes tanto para o turismo como a economia. Já 8,7% dos moradores citaram que o evento é relevante também para o desenvolvimento social do município.
“Depois dos resultados apresentados, percebemos que 95% da população consideraram o evento Natal Encantado como ótimo, bom e regular, se considerarmos ‘regular’ como adequado, ‘bom’ dentro do esperado para os padrões da cidade e ‘ótimo’ acima das expectativas. Apenas 1,5% consideraram o evento ruim”, analisa o coordenador da pesquisa, Lucas Magalhães.
Para a coordenadora do projeto, Marlene de Fátima Silva, a pesquisa demonstra que a população do município abraçou o evento, que chegou à maturidade em 2011. “Em relação à população, a pesquisa destaca o entendimento que ela teve do produto Natal Encantado, enquanto valor turístico que tem, o desenvolvimento econômico que proporciona e também o valor social. Fico muito feliz por perceber que, em apenas três anos, o evento tomou esta dimensão e está sendo construído em bases sólidas. Hoje, o Natal Encantado é um produto da cidade e vem com uma aprovação de mais de 90%, comprovando que o evento é de todo o município - governo, empresas e da nossa sociedade”, avalia.

Turistas
Entre os turistas, o evento também teve grande aceitação em 2011, superando as marcas do ano anterior. Foram entrevistados 202 turistas, durante a programação do Natal Encantado, em pontos turísticos, praças públicas e eventos.
De forma geral, a avaliação feita pelos entrevistados foi positiva, uma vez que 37,96% da amostra avaliaram o Natal Encantado como “bom” e 31,39% como “ótimo”. Apenas 5,11% acharam “regular”. Os entrevistados que não responderam ou não opinaram correspondem a 25,55% dos questionários.
Já em relação à decoração e iluminação do Natal Encantado 2011, 43,8% da amostra de turistas pesquisada consideraram “ótimo”; 40,15% “bom” e 7,3% “regular”, totalizando 91,25% de aprovação. “Os turistas da cidade se envolveram na programação, participaram ativamente e não tiveram nenhum receio quanto a dar suas opiniões. Até mesmo a aprovação foi superior a dos outros anos. A PUC Júnior percebeu que, estatisticamente, foi uma aprovação maior, chegando a quase 90% dos turistas. Percebemos também um avanço quanto à economia, já que os turistas gastaram bastante na cidade. Outra característica relevante é a forma como os poços-caldenses aceitam e tratam os turistas aqui, o que faz com que alguns venham até mais de 20 vezes ao município”, conta Lucas Magalhães.

Classe A
O coordenador da pesquisa destaca também que o município se tornou destino turístico de cidadãos das classes A e B. “Nós fizemos comparações com a mesma pesquisa do ano passado e percebemos que, neste ano, Poços de Caldas foi atrativo para o público da classe A, com renda acima de 15 salários mínimos, que representou quase 15% da mostra pesquisada. Isso impacta diretamente na economia local, na prestação de serviços e no turismo e é uma das novas características detectadas na pesquisa. Poços de Caldas é roteiro turístico das classes A e B, com quase 50% dos entrevistados durante o período”, informa.
Para a coordenadora do Natal Encantado, esta pesquisa é a mais bem feita dos últimos anos, com dados sólidos sobre o caminho que a comissão organizadora deve seguir. “É por isso que temos acertado a cada ano, procurando corrigir os erros e colocar o Natal no rumo certo, enquanto evento turístico inovador, trazendo o turista que todos queremos para a cidade, conforme comprovado pela pesquisa”, confirma. “O que ficou de mais importante é o legado para a população que já enxerga este evento como condição permanente para gerações futuras, independente de governos. O levantamento mostra que Poços de Caldas tem condições de realizar o Natal Encantado e outros eventos do mesmo porte durante todo o ano, com os vários talentos que temos, gerando emprego e renda para toda a nossa população”, finaliza.
A PUC Júnior é uma empresa de consultoria empresarial, gerida e mantida por universitários do curso de Administração da PUC Minas campus Poços de Caldas.