Publicado em 24/08/2012 - regiao - Da Redação
A dupla sertaneja Léo Canhoto e Robertinho é a grande atração da programação do terceiro dia da 30ª Festa Uai. Com show marcado para sexta-feira, 24, às 22h30, no palco Uai, os sertanejos deverão atrair o público que aprecia a música sertaneja mais tradicional. Léo Canhoto e Robertinho formaram a dupla em 1986, em Goiânia, um dos celeiros da música sertaneja.
A dupla foi uma das pioneiras no uso de instrumentos eletrônicos, antecipando uma tendência que ganhou força na década de 1990 e que persiste até os dias atuais, com o movimento chamado “sertanejo universitário”. Apesar de não terem a mesma visibilidade na mídia, como outros nomes do gênero, Léo Canhoto e Robertinho tem o seu lugar na cena sertaneja. Trechos de suas músicas foram largamente usadas por DJs cariocas em montagens de funk, durante a década de 1990. Além disto, a dupla foi figurinha carimbada em programas de TV e foi a primeira a ganhar um disco de ouro pela vendagem de seu primeiro LP, devido ao enorme sucesso da canção “Apartamento 37”, lançada em 1969. Até no cinema a dupla se aventurou: em 1977, protagonizaram o filme “Chumbo Quente”, escrito por Léo Canhoto. Com 28 discos gravados, a dupla está preparando um novo trabalho. Entre os sucessos a serem apresentados no show de hoje à noite, está o “O Último Julgamento”, considerado o maior sucesso da carreira.
OS GAUDÉRIOS
No palco Folclore, às 21h30, o destaque é a apresentação de dança do Grupo Cultural de Artes Nativas Os Gaudérios. O show tem a duração de aproximadamente de uma hora e será dividido em três etapas, todas em sequência para dar mais dinâmismo no espetáculo. O começo terá um pout-pourri de danças gaúchas tradicionais (Chimarrita, Pézinho e Tatu Novo). Em seguida, sem sair de cena, será apresentada a Dança da Chula, a mais típica das danças gaúchas de sapateio. A segunda etapa terá um pout-pourri de danças argentinas (Zamba e Chacareras), mostrando as influências que o nosso folclore recebeu dos espanhóis. No encerramento, será dançado o Malambo Norteño com Boleadeiras e Bombo Leguero, outra dança importada dos “irmãos gaúchos” da Argentina.
OUTRAS ATRAÇÕES
A Festa Uai terá ainda outras atrações no terceiro dia de programação: no palco Folclore, às 19h, Orquestra de Violeiros Paisagem do Sertão; às 20h30, o Grupo Banzé, de Montes Claros. E após a apresentação de Léo Canhoto e Robertinho, a dupla Milton e Marcos e Toninho Norato e Banda encerram a a programação do dia. A Festa Uai é realizada através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas com incentivo fiscal do Grupo DME, produção cultural de Margarida Valente e realização da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura. A entrada é gratuita.
Assessoria de Imprensa