O grande crescimento das confecções de lingerie em Monte Belo

Publicado em 28/09/2019 - regiao - Da Redação

O grande crescimento das confecções de lingerie em Monte Belo

A FEAMMI – Feira da Moda Íntima de Monte Belo, acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no Clube da Praça de Esportes. O evento é uma realização da Associação Montebelense da Moda Íntima (AMMI). A presidente Renata Piza prestou esclarecimentos e falou do crescimento do setor no município.

HÁ DEZ ANOS

Renata Piza lembra que Monte Belo sempre esteve muito voltada à atividade rural, principalmente à cafeicultura. Porém, há aproximadamente dez anos, passou a investir no setor de lingerie. Por fim, há quatro anos o setor começou a aparecer. Assim, desde o ano passado os empresários iniciaram um amplo trabalho, inclusive com participação em cursos. Agora, surgiu a oportunidade de realizar a primeira feira.

135 FÁBRICAS

Todo trabalho teve origem em Juruaia, principal polo da lingerie em Minas Gerais. Com isso, as pessoas buscaram o aprendizado na cidade vizinha e começaram a desenvolver o setor também em Monte Belo. Pequenas fábricas começaram a surgir, oferecendo oportunidade de trabalho para muitas pessoas. Hoje, são 135 empresas/fábricas de lingerie constituídas no município, oferecendo oportunidade de trabalho direto e indireto para cerca de 2 mil pessoas. Quatro empresas contam com 50 funcionários cada, sendo que as demais empregam entre 10 e 18 funcionários. A produção também acontece em facções e nas próprias residências. Toda esta situação vem movimentando a economia local, sendo que o setor já representa pelo menos 50% dos empregos no município. 

UNIÃO DO SETOR

A dirigente conta que os empresários estavam separados, muitas confecções estavam localizadas na zona rural do município. Assim, os empresários decidiram promover a união através de ação do SEBRAE e prefeitura, estruturando o projeto de realização da primeira feira. Para tanto, participam de cursos de atendimento e outras áreas exigidas pelo mercado. A intenção é fabricar a melhor lingerie, bastante diferenciada. Ou seja, com preço e qualidade, inclusive na área plus size.

ASSOCIAÇÃO

Renata Piza confessa que é uma pessoa muito entusiasta com os projetos. Assim, sempre apresentou muitas ideias, surgindo a oportunidade assumir a presidência da Associação Montebelense de Moda Íntima. Aceitou o desafio com a intenção de lutar pela conquista dos objetivos do setor em Monte Belo.

APOIO DO PODER PÚBLICO

A empresária e dirigente destacou o grande apoio da prefeitura, juntamente com o SEBRAE. Depois de um contato inicial, profissionais do SEBRAE passaram a fazer visitas, sendo que o empresários relataram as dificuldades e desejos de realização da feira. A partir daí, foi formada a cultura da cooperação. “O prefeito nos deu total apoio”, disse. Revelou que o setor recebeu recursos através do SEBRAE e prefeitura, com a devida aprovação por parte de todos os vereadores. Assim, o apoio é muito grande por parte do prefeito, funcionários da prefeitura, vereadores, SEBRAE e toda comunidade montebelense.

FEAMMI EM NOVEMBRO

Renata Piza relatou que a 1º Feira da Moda Íntima de Monte Belo contará inicialmente com 20 expositores. Com o cadastramento de outras empresas, a expectativa é que a participação seja bastante ampliada no próximo ano. A feira contará com ampla estrutura na Praça de Esportes, inclusive com Praça de Alimentação e show no feriado de 15 de novembro no período da tarde. A feira estará promovendo o lançamento da coleção 2020, através da exposição e desfiles duas vezes ao dia, bem como atendimento especializado. A organização espera uma movimentação em torno de 15 mil pessoas devido ao amplo trabalho de divulgação em diversas mídias.