Publicado em 10/05/2010 e atualizado em 10/05/2010 - regiao - Assessoria de Comunicação
O engenheiro da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Marco Antônio Fernandes, anunciou na quinta-feira (6), que as obras da unidade da instituição em Poços de Caldas terão início no mês de julho. Acompanhado pelo secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, ele visitou o local onde será construído o centro de reabilitação, no bairro Vila Flora II, zona oeste da cidade.
Poços de Caldas vai sediar a 12ª unidade da AACD. “A visita do engenheiro Marco Antônio já é para dar início às obras de construção do prédio”, afirma o secretário adjunto de Saúde, que também preside o conselho administrativo da Associação de Reabilitação para Crianças com Deficiência (ARCD), braço da AACD no município.
“São quatro meses de obras, então, no final de outubro, devemos já encerrar e inaugurar para o atendimento ao público”, informa o engenheiro Marco Antônio Fernandes. “Cem por cento dos pacientes tem dificuldade de acesso. Por conta disso, todas as unidades da AACD são de pavimento térreo e não podemos elevar muito o prédio, sob o risco de limitar o acesso dos deficientes”, completa.
A Prefeitura fez a doação do terreno de 2.117 m² , onde será construída a unidade da AACD, no bairro Vila Flora II, zona oeste da cidade. A parte de fundação da obra também será custeada pelo município. Já o prédio será construído com recursos do Teleton 2009, que arrecadou R$ 19 milhões. Os equipamentos também serão adquiridos com o dinheiro da maratona transmitida ao vivo pelo SBT.
A manutenção dos serviços será feita pela Prefeitura, em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip) e com a ARCD, unidade da AACD no município. “É um grande investimento que vai melhorar muito o atendimento”, destaca o prefeito Paulo César Silva. A unidade atenderá Poços e região.
Parceria
O município já mantém parceria com a AACD, por meio do atendimento de pacientes em São Paulo e também através da capacitação dos profissionais que atendem na Adefip. Hoje, mais de 1.500 atendimentos são realizados mensalmente na própria sede da associação, evitando o deslocamento até a capital paulista, o que facilita o tratamento especializado.