Orquestra Filarmônica Jovem da Colômbia faz turnê pelo Interior

Publicado em 30/07/2012 - regiao - Da Redação

A turnê passará por Poços de Caldas na quarta-feira (01)

Em visita ao Brasil, a Orquestra Filarmônica Jovem da Colômbia faz uma temporada de concertos patrocinados pela EPTV no Interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, com a participação da violinista americana Yuri Namkung, sob a regência do maestro colombiano Carlos Andrés Botero. A turnê passará por Sertãozinho (30/7), Araras (31/7), Poços de Caldas (1/8) e São João da Boa Vista (2/8), com programas diferentes em cada concerto.

Em Poços de Caldas, a apresentação acontecerá no CENACON, às 20 horas, com entrada franca, e terá no programa obras de H. Berlioz, M. Bruch, P. I. Tchaikovsky e Alejandro Tobar. Yuri Namkung atuará como solista no Concerto para violino nº 1 em sol menor Op. 26, de M. Bruch.

Criada em 2010 pela Fundação Bolívar Davivienda, com o intuito de promover a cultura e apoiar a construção de projetos sociais e artístico do país, a Orquestra Filarmônica Jovem da Colômbia representa uma iniciativa social única no país e é uma oportunidade para os jovens colombianos mostrarem seu talento para o mundo. Anualmente, um concurso seleciona jovens entre 16 e 24 anos para Filarmônica, que recebem formação com professores de envergadura internacional. Realizado em associação com a Fundação Nacional Batuta e a Orquestra das Américas (YOA), o projeto gera uma aliança inovadora que integra o apoio empresarial, o conhecimento e a imagem internacional, voltados ao objetivo comum de construir um país melhor.

Nascida em Seattle, nos Estados Unidos, a violinista Yuri Namkung iniciou sua carreira ainda criança, aos nove anos de idade, com apresentações com a Northwest Chamber Orchestra e a Seattle Symphony. Em 2002, estreou na Europa e em 2004 e 2005, ao lado do violinista Cho-Liang Lin, fez diversas apresentações do Concerto de Bach ‘Double’ (para dois violinos), com a Seattle Symphony e a Orquestra de St.Luke’s em Nova Iorque. Solista dedicada, a violonista costuma participar de festivais internacionais e faz freqüentes apresentações na Europa, Canadá e Estados Unidos. Apaixonada por compartilhar sua música, desde 2007 também se dedica ao ensino de violino. Em janeiro de 2012, Yuri Namkung se apresentou pela primeira vez na América Latina, em Bogotá, num concerto com a Filarmônica Jovem da Colômbia, com quem agora faz a turnê pelo Brasil.

O maestro Carlos Andrés Botero nasceu em Medelin, Colômbia, onde iniciou seus estudos. Graduo-se em viola na Universidade Eafit e estagiou no Sistema de Orquestras da Venezuela. Prosseguiu sua formação em viola na Academia Soto-Mesa e Escola Rainha Sofia em Madrid, fez mestrado pela Eastern Michigan University e doutorado em regência pela Michigan State University. Como instrumentista integrou as orquestras Sinfônica da Universidade Eafit, Batuta Antioquia, Sinfônica da Colômbia, e, nos Estados Unidos, as Sinfônicas de Detroit, Lansing e Bloomington, entre outras. Foi regente encarregado da Orquestra de Câmara do Instituto Música Diego Echavarria, do grupo de música antiga da Michigan University e da Orquestra Filarmônica e departamento de Opera na Michigan State University. Atuou como regente convidado na Sinfônica de Detroit, Orquestra de Câmara dos Grandes Lagos. Na Colômbia mantém intensa atividade nos programas de formação orquestral de Batuta e do Ministério de Cultura.

S E R V I Ç O

Turnê Orquestra Filarmônica Jovem da Colômbia

Poços de Caldas

Quarta-feira, 1 de agosto, 20 horas

ORQUESTRA FILARMÔNICA JOVEM DA COLÔMBIA

Solista: violinista norte-americana Yuri Namkung

Regência: maestro Carlos Andrés Botero

PROGRAMA

H. Berlioz (1803 – 1869)

Abertura do “Carnaval Romano” em lá maior Op. 9

M. Bruch (1838 – 1920)

Concerto para violino nº 1 em sol menor Op. 26

Solista: Yuri Namkung

P. I. Tchaikovsky (1840 – 1893)

Abertura Romeu e Julieta em si menor TH 42

Alejandro Tobar (1907 – 1975)

Kalamary “Paráfrase sobre tema de Lucho Bermudez”

CENACON

Avenida Vereador Edmundo Cardillo, 3500, Jd. Del Rey, Poços de Caldas, 35 3714-2409

ENTRADA FRANCA

Retirar os ingressos na bilheteria do Teatro de segunda a sexta das 8 às 11h e 13 às 17h

Duração: 60 minutos

Indicação etária: não recomendado para menores de 10 anos

Realização: Interarte / Patrocínio: EPTV

Assessoria  de Imprensa - Bueno Comunicação