Palestra orientou sobre prevenção ao suicídio em Nova Resende

Publicado em 03/02/2019 - regiao - Da Redação

Palestra orientou sobre prevenção ao suicídio em Nova Resende

Percebendo como o suicídio se aproximou fortemente da realidade local, a Prefeitura de Nova Resende, através da Secretaria de Saúde, promoveu um encontro com a Terapeuta Holística Denise Barbosa com o objetivo de levar informações de como é possível ajudar a diminuir a frequência de suicídio no município.

O que está passando desapercebido? Um tema difícil, mas importante e necessário nos tempos de hoje. O encontro foi realizado no dia 11/01, na Câmara Municipal reunindo centenas de pessoas que procuraram aprofundar seus conhecimentos para ajudar as pessoas próximas a superarem essa fase obscura e encontrar a luz no final do túnel.

O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas o suicídio pode ser prevenido! Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo pode ser o primeiro e mais importante passo. As pessoas com pensamentos suicidas podem se isolar, não atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes sociais, ficando em casa ou fechadas em seus quartos, reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer.

Todas essas informações foram repassadas aos participantes e conforme Denise Barbosa, devemos ficar atentos às expressões “Vou desaparecer”, “Vou deixar vocês em paz”, “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar”, entre outras. O Secretário de Saúde Anderson César juntamente com a Coordenadora dos PSF’s Patrícia Maia e a Chefe do Ambulatório Lílian Pereira, conduziram o encontro e agradeceram a Terapeuta Denise e a todos participantes.