Publicado em 09/05/2014 - regiao - Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso através da coordenação da Atenção Básica organizou a 1ª Semana Municipal de Tratamento e Prevenção de Feridas Crônicas, realizada entre 5 a 9 de maio nas Unidades de Saúde da Família.
As úlceras por pressão, chamadas também de escaras, são feridas causadas pela constante pressão à pele e ao tecido. A pressão impede que o sangue circule de forma adequada e isso provoca danos nos tecidos e o desenvolvimento de úlceras. A restrição ao leito, a incontinência urinária ou fecal, o nível alterado de consciência ou ainda uma nutrição deficiente podem colocar o indivíduo em risco para úlcera de pressão.
Visando orientar e também prevenir as úlceras de pressão, a equipe da coordenação da Atenção Básica, constituída pelos funcionários das Unidades de Saúde da Família (USF) e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) prepararam palestras com equipe multidisciplinar para a população do município. Todas as USFs receberão pelo menos um profissional para falar sobre o assunto.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dulcinéa de Freitas Barroso, esse tipo de ação vem para ajudar tanto o paciente como sua família: “Temos atualmente 803 pessoas com feridas crônicas sendo acompanhadas pelas nossas USFs, sendo 181 pacientes acamados e 622 com
dificuldades de deambular. Oferecemos todos os cuidados para esse tipo ferida, desde a distribuição de materiais como gaze, esparadrapo, entre outros, até as orientações para o tratamento, que costuma ser um pouco longo. Diante dessa realidade estamos investindo em palestras para prevenção dessas feridas conhecidas como escaras que, se não tratadas, aumentam os riscos de infecções e outros agravos, até então, evitáveis. É uma forma de investir em promoção da saúde, gerando cuidados e ações efetivas que propiciem mais qualidade de vida e maior dignidade para nossa população”, explica Dulcinéa.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de São Sebastião do Paraíso - MG