Publicado em 10/07/2015 - regiao - Da Redação
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde realizarão na próxima segunda-feira, 13 de julho, no Teatro Municipal, a 1ª Plenária Municipal de Saúde. Neste ano, conforme proposição do Governo Federal, será debatido o tema "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro". O evento deverá reunir lideranças do setor, agentes da saúde pública, entidades, instituições e sociedade civil em um espaço democrático de construção de Políticas Públicas.
Em 2013 o município paraisense já havia realizado a conferência local de saúde que acontece a cada dois anos. Na oportunidade, durante a quinta edição do evento, foi debatida a questão da sustentabilidade, através de diversas palestras com variados temas. Na ocasião foram apresentadas 66 propostas, sendo que apenas duas foram reprovadas e as demais passaram a constar no Plano Municipal de Saúde que estará em vigor até 2017. Agora, neste ano, o município optou pela realização da plenária que funcionará praticamente nos mesmos moldes da conferência.
Na reunião plenária estarão em discussão os assuntos propostos pela diretriz nacional como Direito à Saúde – garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação e Controle social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privada; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e ainda, Reformas Democráticas e Populares do Estado. A participação da população no próximo dia 13 é de fundamental para determinar ações visam melhorar a qualidade do serviço de saúde no município.
O Conselho Nacional de Saúde também reafirma o papel das conferências como processo político-mobilizador de caráter reflexivo, avaliativo e propositivo não devendo ser visto meramente como um evento. O ano de 2015 será marcado pela realização de 14 conferências nacionais setoriais e temáticas, que mobilizarão mais de dois milhões de pessoas. Dentre diferentes perspectivas e diversos desafios, destaca-se o de aproximar a agenda reivindicatória da sociedade à agenda dos governos eleitos.
Como resultado, espera-se ampliar a representação dos sujeitos participantes; melhorar a organização e o formato das etapas deliberativas; reduzir e qualificar o número de deliberações e estrategicamente, aprovar prioridades dentre as diretrizes e ações que possam influenciar e incidir na formulação dos Planos de Saúde e Planos Plurianuais dos governos eleitos para o período 2016 - 2019. As prioridades aprovadas na 15ª CNS, que comporão a agenda dos próximos quatro anos e definirão o campo de atuação do controle social na saúde, deverão ser monitoradas em todas as instâncias de gestão. Vale ressaltar que, por meio das conferências de saúde, a população pode promover mudanças e melhorar o Sistema Único de Saúde, a começar pela realidade local.
FONTE: ASCOM