Pesquisa revela boa qualidade de vida em Arceburgo

Publicado em 28/08/2009 - regiao - Assessoria de Comunicação

951-03Pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), chamada de Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), destaca Arceburgo como uma das principais cidades com melhor qualidade de vida no estado mineiro e no âmbito nacional.
Os dados da pesquisa têm como base o ano de 2005 e 2006 e levam em conta as três principais áreas do desenvolvimento humano: emprego e renda, educação e saúde.
As fontes de dados do IFDM são oficiais e sua metodologia permite a comparação quantitativa serial e temporal dos municípios. A comparação absoluta de cada município permite medir se as políticas públicas resultam em melhores condições socioeconômicas para a população.
O índice mede o desenvolvimento das cidades numa escala de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a avaliação.
No índice geral, a média nacional dos municípios foi de 0,6022, enquanto o índice de Arceburgo chegou a 0,7247. Arceburgo obteve posição maior que a média nacional dos municípios no Índice Firjan
No ranking nacional, dos 5.564 municípios brasileiros, Arceburgo apareceu na 744ª posição.
“Esse índice procura retratar alguns aspectos do acesso e a qualidade da educação e alguns aspectos de saúde, e a capacidade de gerar emprego e renda que são as grandes vertentes que definem o desenvolvimento de uma localidade”, justifica o prefeito Antônio Roberto da Costa.
Em Minas Gerais, a somatória da evolução nos três setores, (educação, saúde e geração de emprego e renda) de acordo com a pesquisa da Firjan, mostrou salto qualitativo da cidade em nível estadual. Arceburgo hoje tem o 66º melhor índice entre os 853 municípios de Minas Gerais avaliados. Alcançando IFDM de 0,7247o município arceburguense possui avaliação superior à média mineira que ficou na faixa de 0,6083. Arceburgo ficou acima também da média brasileira de 0,6022.
Na região da AMOG, que compreende 17 municípios associados, Arceburgo está em segunda colocação na classificação geral, só perdendo para Guaxupé.
No quesito saúde pública (que compõem um dos três índices do índice Firjan), Arceburgo dentre os 853 municípios mineiros está em 45º lugar entre as centenas de cidades mineiras. No plano nacional, Arceburgo ocupa a 103º colocação em meio aos 5.564 municípios brasileiros.
Nos quesitos educação e geração de emprego e renda, Arceburgo, em Minas Gerais, ocupa os respectivos 148º e 106º lugares entre os 853 municípios mineiros.
Para o prefeito Antônio Roberto da Costa, a conquista dessas colocações em Minas Gerais demonstra o fortalecimento da cidade, que vem num crescente desenvolvimento e fomento aos serviços da rede pública.
O prefeito explicou que os dados medidos referem-se aos anos de 2005 e 2006 e que apresentaram dados satisfatórios. Ele afirmou que os anos seguintes, 2007 e 2008 houveram investimentos dobrados em relação aos anos medidos. Isso aponta que nas próximas aferições do índice Firjan, Arceburgo estará entre os 10 municípios mineiros e entre os 100 municípios brasileiros mais bem colocados, vez que a expressividade de investimentos e serviços foram duas vezes superiores aos anos base da pesquisa Firjan.
O desempenho do município de Arceburgo no IFDM, realizada por uma entidade do porte da Firjan, comprova que as políticas públicas do atual governo, focadas no desenvolvimento econômico com geração de empregos e renda, na saúde e na educação de qualidade, estão no caminho certo e apresentam resultados satisfatórios.

COMO É MEDIDO O ÍNDICE?
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal possibilita o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social dos municípios. Permite orientar ações públicas e acompanhar seus impactos sobre as cidades. Considera, com igual ponderação, as três principais áreas de desenvolvimento humano: Emprego e Renda, Educação e Saúde.
O indicador IFDM-Emprego&Renda acompanha a movimentação e as características do mercado formal de trabalho, cujos dados são disponibilizados pelo Ministério do Trabalho. As variáveis acompanhadas por este indicador são: Taxa de Geração de Emprego formal sobre o Estoque de Empregados e sua Média trienal; Saldo Anual Absoluto de Geração de Empregos; Taxa Real de Crescimento do Salário Médio Mensal e sua Média Trienal; e, Valor Corrente do Salário Médio Mensal.
Já o IFDM-Educação capta tanto a oferta quanto a qualidade da educação do ensino fundamental e pré-escola, conforme competência constitucional dos municípios. As variáveis acompanhadas por este indicador são: Taxa de Atendimento no Ensino Infantil; Taxa de Distorção Idade-série; Percentual de Docentes com Curso Superior; Número Médio Diário de Horas-Aula; Taxa de Abandono Escolar; e, Resultado Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Por sua vez, o indicador IFDM-Saúde visa avaliar a qualidade do Sistema de Saúde Municipal referente à Atenção Básica. As variáveis acompanhadas por este indicador são: Quantidade de Consultas Pré-Natal; Taxa de Óbitos Mal-Definidos; e Taxa de Óbitos Infantis por Causas Evitáveis.