
Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, realiza a 27ª Festa Uai, de 21 a 30 de agosto. No período a estância climática, conhecida pelo clima agradável e águas termais de valor terapêutico e relaxante, torna-se referência da culinária, folclore e música mineira. Criado em 1982 o tradicional evento é responsável pelo grande número de turistas que visita a cidade neste final de mês.
A Festa Uai, promovida pela Secretaria de Turismo e Cultura, é realizada no estacionamento do Estádio Ronaldão, na zona oeste da cidade.

Vinte entidades assistenciais e de serviço da cidade cuidam da gastronomia da festa. Todos os dias são realizados shows com artistas famosos e grupos da cidade. Acontecem também apresentações de folclore, ternos de congo e caiapós.
A tradicional fazendinha é uma das atrações da Festa Uai. A morada regional é equipada com utensílios de trabalho do homem do campo, objetos de uso domésticos e móveis tudo dentro da característica casa do caboclo construída de pau-a-pic.
A Festa Uai, no início na década de 1980, era um projeto doméstico de resgate às tradições mineiras. Ao longo dos anos, porém, o evento transformou-se num grande atrativo artístico, cultural e turístico, recebendo visitantes de várias regiões do país.
A culinária típica mineira continua como o maior atrativo
A Festa Uai reúne diariamente milhares de pessoas. Jovens se agrupam para assistir aos shows enquanto famílias saboreiam nas barracas os típicos pratos mineiros. O cardápio variado é composto de pratos típicos de Minas, todos servidos à moda regional. São opções gastronômicas deliciosas, muitas nem tanto comuns na refeição trivial do brasileiro.
Compõem a farta e variada cozinha da Festa UAI o tutu à mineira, torresminho, feijão tropeiro, frango caipira, vaca atolada, pernil com biscoito, caldos, doces variados etc. Chás com ervas da região também são servidos, como forma de reduzir o sentimento de culpa após as extravagantes refeições.