Publicado em 05/07/2012 - regiao - Da Redação
Poços de Caldas tem o terceiro melhor projeto de Educação Inclusiva do país. O prefeito Paulo César Silva e a secretária de Educação, Maria Helena Braga, estiveram em Brasília na segunda-feira (2), para receber o prêmio “Experiências Educacionais Inclusivas: a escola aprendendo com as diferenças”, do Ministério da Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
A experiência vitoriosa de Poços de Caldas é o programa “Caminhando todos juntos: Educação Inclusiva – acolher, desenvolver, participar”. O município ficou entre os 180 finalistas e alcançou a terceira colocação na premiação, que tem por objetivo valorizar experiências que representem práticas de gestão que contribuam para o desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino.
“Com muita honra, eu e a equipe da Secretaria Municipal de Educação recebemos a premiação como o terceiro melhor projeto de Educação Inclusiva, de acordo com avaliação do Ministério da Educação. Nossa cidade superou mais de cinco mil municípios. Parabéns a todos pelo empenho e dedicação. Este prêmio demonstra que a cidade escolheu o caminho da busca pela qualidade de vida e valorização do ser humano”, ressaltou o prefeito Paulo César Silva.
O município concorreu na categoria Secretarias de Educação, que abrange experiências de gestão no âmbito Estadual, Municipal e do Distrito Federal. O programa local passou por três fases de avaliação, com a habilitação dos participantes, seleção de experiências e visita dos membros da Comissão de Seleção para emissão de pareceres técnicos sobre as iniciativas e julgamento para premiação.
A premiação para os vencedores na Categoria Secretarias de Educação conta com troféu, visita de intercâmbio para conhecer uma experiência premiada na categoria com as despesas de passagem, alimentação e hospedagem custeadas pelo MEC; apresentação do Relato de Experiência premiado no Seminário Nacional de Educação Inclusiva; divulgação do Relato de Experiência premiado em publicação conjunta da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI.
O programa
O programa “Caminhando Todos Juntos: Educação Inclusiva – Acolher, Desenvolver, Participar” tem por objetivo garantir a presença do aluno com deficiência na escola, superando o isolamento do ambiente privado excludente e inserindo-o num espaço público de socialização e aprendizagem; a participação dele, que depende do oferecimento das condições necessárias para que o aluno realmente possa interagir e participar das atividades escolares; e a construção de conhecimentos, função primordial da escola. Integram o programa, o projeto dos cuidadores que acompanham os alunos com deficiência no dia-a-dia escolar e também o Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET).
Por: Assessoria