
Foi realizado, durante toda segunda-feira (13), na sede do Cismarpa, no bairro São José, o programa Olhar Brasil, que levou atendimento oftalmológico a aproximadamente 800 pessoas com idade acima de 60 anos.
O projeto é uma parceria do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e da Prefeitura de Poços de Caldas, com realização do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Alto Rio Pardo.
Os pacientes atendidos foram cadastrados, encaminhados e agendados pelas unidades de saúde dos seus bairros. Quatro médicos oftalmologistas fizeram o atendimento para identificar problemas visuais e prescrever óculos, conforme o caso.
Outros problemas oftalmológicos, como catarata e glaucoma, por exemplo, foram encaminhados e agendados para novos procedimentos.
Para o oftalmologista Hernani Dias de Souza, o atendimento superou as expectativas, porque o paciente já saiu do Cismarpa com o encaminhamento necessário, ampliando a meta do programa, que é realizar apenas consulta preliminar.
Já para a secretária executiva do Cismarpa, Ceila Maria Sousa Mariano, as equipes da Secretaria de

Saúde realizaram o trabalho de forma bastante satisfatória e o programa conseguiu atingir a população, que compareceu em peso para o atendimento.
Segundo o secretário de Saúde, Júlio Balducci, nesta primeira fase serão atendidas pessoas acima de 60 anos para verificação da acuidade visual. No caso da necessidade de óculos, os pacientes já sairão com a prescrição. Já para outras dificuldades na visão, eles serão encaminhados para atendimento especializado.
Depois do atendimento de toda a demanda desta faixa etária, a segunda fase do programa atenderá crianças de 6 a 13 anos matriculadas na rede pública de ensino.