
O prefeito Paulo César Silva foi reconhecido pela Fundação Abrinq como “Prefeito Amigo da Criança”, na categoria Reconhecimento Pleno, pelas ações desenvolvidas no município para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. O resultado foi divulgado na quarta-feira (30) e a solenidade de premiação será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 27 de junho.
Ao final de cada gestão do Programa Prefeito Amigo da Criança, são reconhecidos os gestores municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das

condições de vida das crianças e adolescentes. A Fundação Abrinq – Save The Children acompanhou as iniciativas da gestão 2009-2012 e selecionou 182 municípios em todo o país, que receberão o selo “Prefeito Amigo da Criança”.
Poços de Caldas aderiu ao Programa Prefeito Amigo da Criança no início de 2009 e, durante os quatro anos desta gestão, foi desenvolvido um diagnóstico com metas e estratégias para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes.

Das 384 prefeituras inscritas no programa, Poços de Caldas vai receber o reconhecimento pleno, demonstrando que o município cumpriu todas as metas programadas. “O projeto é mais que um selo ou um título, já que traz benefícios reais para a comunidade, como a diminuição da mortalidade infantil, inclusão social, acessibilidade e melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Aproveito para agradecer à comissão responsável pelo desenvolvimento do programa no município e parabenizar a todos pelo esforço que colocou Poços de Caldas mais uma vez em posição de destaque”, comemorou o prefeito Paulo César Silva.
“Recebemos esta notícia com muita alegria e satisfação. A comissão trabalhou arduamente, com espírito de equipe. Todos se empenharam muito e é por isso que conseguimos alcançar este resultado”, celebrou a articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança no município, Silvana Slompo de Souza. “O prazer maior é saber que o grande resultado, na verdade, é a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes na gestão 2009-2012”, completou.
AçõesForam apresentados projetos desenvolvidos em cada eixo temático: Saúde, Educação e Promoção Social. Na saúde, o objetivo é reduzir a taxa de mortalidade infantil de menores de um ano, por meio da reestruturação do ambulatório de recém-nascido de alto risco e prematuro e acompanhamento das crianças durante seu primeiro ano de vida, facilitando o diagnóstico e o tratamento das complicações comuns nesta faixa etária. O número de beneficiados é de 925 crianças.
Já no eixo II – Educação – a meta é assegurar o direito ao acesso ao sistema de ensino, atendendo às especificidades das pessoas com deficiência, por meio da educação inclusiva. Os beneficiados somam 434 crianças e adolescentes. Já o eixo Promoção Social visa à proteção de crianças e adolescentes contra maus tratos, exploração e violência. O programa oferece melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, reordenando o atendimento e implantando o modelo de casa-lar. São 161 beneficiados.
Durante todo o processo, os projetos desenvolvidos foram acompanhados e monitorados pela Fundação Abrinq, por meio de sistema informatizado de avaliação, que possibilita a realização do diagnóstico da realidade de crianças e adolescentes no município.
ComissãoA Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança é formada por Gerson Pereira Filho, Maria Helena Braga, José Júlio Balducci, Armando Bertoni, Camila de Oliveira David, Silvana Slompo de Souza, Cleusa de Carvalho Polla, Elisângela de Souza Franco, Cleuza Petreca, Rosa Maria Martins, Alberto Volponi, Edeli Maria Bortoloto, Darlan Berthoso dos Santos, Carlos Eduardo Almeida, Ana Paula Tranches, Kátia D’Angelo, Caroline de Souza, Jovana Moster, Eduardo Bustamante, Rowilson Menezes, Luis Carlos Graminho, Mônica Canto, Raissa Lambert, Edson Benjamim e Mauro Fernal.