
O prefeito Paulo César Silva assinou, na manhã desta sexta-feira (19), convênio com o Instituto Federal do Sul de Minas, que assume a gestão do Centro Tecnológico de Poços de Caldas. A solenidade de assinatura foi realizada no gabinete, com a presença da vice-prefeita, Gláucia Boaretto, do reitor do IF, Rômulo Eduardo Bernardes da Silva, do pró-reitor de Ensino, Sérgio Pedini, do diretor geral do IF, Walner José Mendes e do presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Ensino de Machado, Wanderley Fajardo Pereira.
Os cursos de Eletrotécnica/Automação Industrial e Meio Ambiente, que são oferecidos pelo CT Poços, passam agora a ser de responsabilidade do IF, já a partir do primeiro semestre de 2010. A expectativa é que novos cursos sejam implantados, inclusive de educação superior, de acordo com a demanda do município. Para isso, um local específico para cursos tecnológicos está sendo construído, no Centro Social Urbano, que está em obras.
“O que nós tínhamos como expectativa desde o início do projeto, era conseguir uma escola federal. E, na verdade, quem custeou tudo isso até agora foi o município. Para poder viabilizar uma forma de o Governo Federal investir, vamos continuar apostando nos cursos que já existem e aguardar verbas para que possamos ampliar. E a negociação caminha para que, já no próximo ano, nós tenhamos novas turmas e novos cursos”, ressalta o prefeito Paulo César Silva.

“Hoje, estamos vivendo um dia muito importante para a nossa comunidade. Em educação, o trabalho é feito da seguinte forma: sonha, elabora os objetivos e vai para a ação e quando se consegue alcançar os objetivos é muito gratificante, nos sentimos realizados”, destaca a secretária de Educação, Maria Helena Braga.
O convênio com o IF faz parte do processo de federalização do Centro Tecnológico de Poços de Caldas, implantado em 2008, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG). “Isso significa transformar o CT em um instituto federal, vinculado diretamente ao Ministério da Educação, financiado pelo Governo Federal e, sobretudo, com a intenção de que, com a federalização, nós possamos expandi-lo de modo a manter os cursos que temos e abrir novos, vislumbrando também a educação tecnológica de nível superior, que hoje é uma tendência no país”, explica o secretário adjunto de Educação, Gérson Pereira Filho.
“A possibilidade de trabalharmos juntos foi uma grande conquista. Estamos tendo hoje a oportunidade de assinar um convênio com Poços de Caldas para a criação de um novo campus que irá oferecer ensino gratuito, do nível médio ao doutorado. Não poderia ser melhor”, celebrou o reitor do IF, Rômulo Bernardes.
As negociações com o Ministério da Educação contaram com o apoio fundamental dos deputados Geraldo Thadeu e Carlos Mosconi, que também participaram da solenidade de assinatura, juntamente com vereadores e secretários municipais. Hoje, os cursos profissionalizantes gratuitos de Eletrotécnica/Automação Industrial e Meio Ambiente funcionam no Edifício Fiamenghi, na rua Minas Gerais.
O IFPara o pró-reitor de Ensino, Sérgio Pedini, a consolidação do Instituto Federal no Sul de Minas se dará exatamente com a ampliação e construção de novos campi. “O IF foi criado a partir de três escolas agrotécnicas, mas não pode parar nisso. O nosso objetivo é ampliá-lo por toda a região e, evidentemente, o município de Poços de Caldas, que tem a maior população do Sul de Minas, deve ser contemplado o mais breve possível, com um campus próprio do Instituto, que vai compor a rede federal de educação profissional e tecnológica”, explica.
O IF, com sede em Pouso Alegre, criado a partir das Escolas Agrotécnicas Federais das cidades de Machado, Inconfidentes e Muzambinho, tem a missão de promover a excelência na oferta da educação profissional, em todos os níveis, formando cidadãos críticos e competentes, articulando ensino, pesquisa e extensão e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do sul de Minas.