Publicado em 03/09/2019 - regiao - Da Redação
A
cidade mineira tem mais de 200 confecções, que juntas, vendem aproximadamente
1,5 milhão de peças por mês
Quem pensa que as oportunidades
de renda estão concentradas apenas nas grandes capitais, se engana. O Brasil em
seus mais de 8 milhões de km2 acolhe os mais variados tipos de
negócios, ideias e iniciativas empreendedoras. O brasileiro é conhecido por sua
criatividade e são inúmeras as histórias de empresários e empregados, que
tiveram carreiras brilhantes, atuando em lugares que muitos poderiam considerar
improvável.
Prova disso, é a
cidade de Juruaia, no sudoeste de Minas Gerais, localizada a um pouco
mais de 300km da capital paulista e cerca de 400km de Belo Horizonte. Um
munícipio de 10 mil habitantes, que já há alguns anos detêm o importante status
de um dos maiores fabricantes do país e é considerado a capital da lingerie.
A cidade tem mais de
200 confecções, que juntas, vendem aproximadamente 1,5 milhão de peças por mês.
Anualmente, são produzidas quase vinte milhões de unidades e o Produto Interno
Bruto (PIB) cresce aproximadamente 30% ao ano. O polo da lingerie gera cerca de
cinco mil empregos, ou seja, envolve quase 50% da população da cidade.
De acordo com a ACIJU
- Associação Comercial e Industrial de Juruaia -, em decorrência da
alta demanda, a produção ainda conta com a mão de obra das cidades vizinhas.
Cerca de 500 trabalhadores de fora chegam diariamente para trabalhar nas
indústrias locais. Algumas empresas foram além, e investiram no treinamento de
homens para a confecção de moda íntima.
Os empresariado de
Juruaia quer expandir esse sucesso pelo Brasil a fora. Por isso, realiza todos
os anos eventos consagrados no ramo da moda, como o Festlingerie, que
está em sua 15ª edição.
Com expectativa de
atrair mais de 10 mil visitantes para conhecer de perto as novidades em moda
íntima, praia, fitness e pijamas, o evento é um dos mais importantes no
calendário das sacoleiras, lojistas e revendedores do
segmento.
O festival de
lançamentos, que abre a temporada de vendas impulsionada pela proximidade do
Verão 2020 e do Natal, acontecerá entre os dias 7 e 14 de setembro, das 8h às
17h, em dezenas de lojas participantes em Juruaia (MG), conhecida como a
Capital da Lingerie. Para mais informações, acesse: www.festlingeriejuruaia.com.br.
Com o tema "Os
tons mais quentes da moda estão em Juruaia", o festival é uma
verdadeira oportunidade para que revendedores, lojistas e sacoleiras tenham
acesso em primeira mão ao lançamento exclusivo das coleções Primavera/Verão das
marcas de Juruaia.
O evento acontecerá
nas lojas da cidade e contará com desfiles nas ruas em locais e dias
específicos. Essas apresentações serão em formato "flash mob",
que são baseadas em ações inusitadas, sem aviso prévio, em determinados pontos
da cidade. A intenção é aproveitar os dias de maior movimentação e
promover os desfiles em um veículo personalizado, que circulará de modo
aleatório pelas ruas chamando a atenção do público presente.
"O
Festlingerie é um dos principais eventos do calendário anual de Juruaia por
abrir a melhor temporada de vendas para as marcas do polo, atraindo milhares de
revendedoras, lojistas e sacoleiras de todo o país. Vale muito a pena
participar, já que será possível conferir de perto as tendências do próximo
Verão e aproveitar para sair na frente com os produtos na sacola", explica o presidente da Associação Comercial e
Industrial de Juruaia (ACIJU), José Antonio da Silva.
As dezenas de lojas
participantes do Festlingerie, que é realizado pela ACIJU, com
apoio da Secretaria de Indústria e Comércio, Prefeitura de Juruaia e parceiros locais,
estarão identificadas durante os dias de lançamento.
Confira alguns
destaques do Festlingerie:
A Lindelucy vai
apresentar uma calcinha em renda e tulê com pingente de Rubi envolta em ouro
18k. Avaliada em R$19mil, a peça é confeccionada em microfibra e está
disponível nas cores branco, preto e rubi, nos tamanhos P, M, G e GG com estilo
fio e regulagem lateral. Com a intenção de atender todo o público a versão terá
uma réplica por R$19,90.
A marca também
lançará a coleção Resort inspirada não só nas praias, mas clubes, passeios em
barco e piscinas. A criação traz beleza e colorido em tendência fluida e
tropical. Este ano, a Lindelucy resolveu inovar e deixar a coleção ainda mais
completa com o lançamento dos chinelos na mesma estampa da coleção para compor
o look.
Ceci Piza
A coleção da Ceci
Piza vai lançar as coleções em cápsulas, procurando atingir as tendências mais
badaladas da estação. O Animal Print vai inspirar a tendência que já vem do
inverno e permanece para o Verão com a estampa de oncinha. Já as estampas
geométricas no preto e branco, famosas anos 60 e 70, estão fazendo uma volta
triunfal.
Também estará
disponível nas araras da marca uma tendência que vai se potencializar, o neon,
vindo diretamente dos anos 80. Os tons fluorescentes, vibrantes e luminosos
irão aparecer nos looks mais explorados nos detalhes, acompanhados de cores
mais neutras como o preto e azul marinho. Opções de saídas e pareôs
complementam os looks.
A marca ainda conta
com o projeto Ceci Trainee, que é um exclusivo suporte e treinamento voltado
para o negócio do clientes nas áreas estratégicas de produto, vendas,
financeiro e marketing, objetivando melhorar as vendas e decolar o negócio.
Laniclê
A Laniclê vai
apresentar a coleção Solare, que foi desenvolvida pensando nos dias de calor,
sol, praia, férias e muitas cores. A tendência para essa estação mescla a
natureza com a funcionalidade. As apostas mais fortes são em praticidade,
formas simples e cores quentes. A partir dessa ideia, a marca usou vários detalhes
para incrementar peças mais básicas, como alças trabalhadas com bordados,
adornos em semi-jóias, transparências e rendas com desenhos especiais. Os
soutiens sem bojo e sem arco vêm para trazer o conforto, sem deixar de lado a
sustentação.
Íntima Divina
Para o lançamento
Primavera/Verão 2020, a marca vai lançar a coleção “Mara Magalhães como vocês
nunca viram”. A primeira locutora de rodeios do mundo estará representando essa
coleção por ser uma mulher forte e determinada, que inspira a buscar objetivos
e representa a ideia de que mulher pode ser o que quiser.
Mara enfrentou
muitos obstáculos para ter o seu espaço e para mostrar que era capaz. Além de
ter lutado para conquistar seu lugar nos rodeios, também enfrentou com muita
garra o câncer, foi tratada no hospital de Barretos e hoje está curada. E para
apoiar a instituição que cuida de tantas pessoas que passam por isso, durante
um ano, a cada 10 lingeries vendidas de um modelo específico, a Íntima Divina
doará uma para o Hospital do Câncer de Barretos.
Tereza Miranda
A marca se inspirou
na maior floresta equatorial do mundo e criou a coleção Amazônia, desenvolvendo
peças com estampas de folhagens, florais, indígenas, com cores vibrantes, imponentes
e cheias de atitude. A coleção conta com lançamentos em lingeries, moda praia,
moda kids e plus size.
Chic e Atrevida
Desde o ano 2000, a
marca cria lingeries confortáveis e inspiradoras para mulheres autênticas e
fortes. Para este ano está lançando a coleção Miragem, na qual utiliza muitas
rendas, tule illusion e tule bordado. O Illusion é uma grande tendência para
2020, dando um ar sofisticado em cada peça e permitindo a ilusão ótica com
sensualidade e requinte. As peças estão disponíveis nos tamanhos P, M, G e GG.
Art Stilo
Esta é uma marca
brasileira de beachwear e roupas esportivas. Com uma identidade moderna,
divertida e descolada, apresenta sua coleção verão 2020 inspirada na ilha de
Santorini, na Grécia. A nova coleção foi elaborada em estampas exclusivas, que
vai desde florais, muitas folhas, coqueiros, geométricos, aves típicas
brasileiras, com ênfase nas araras até animal print. O mix de produtos vem
recheado de maiôs/bodies, uma peça versátil que pode ser usada como
roupa ou traje de banho. Também terão destaque as hot pants, cortininhas e
muitas peças dupla face em composês lindíssimos. A marca aposta ainda em muitas
opções de plus size, com uma modelagem perfeita, super moderna e descolada,
atendendo as clientes até o tamanho 54. Açém disso, trará uma coleção cápsula
em peças com detalhes manuais, como crochês e tranças artesanais.
Intima Passion
Inspirada nas praias
da Riviera Francesa, num clima total “summer time”, o mix de produtos da Intima
Passion é composto por saídas estilo kaftan, biquínis e maiôs repletos de
recortes, inovação em design e estampas exclusivas. Traz também uma combinação
em blocos de cores, que remetem à atmosfera alegre, colorida e de luxo das
praias da Riviera Francesa. A cartela de cores tem detalhes em off withe, cru,
areia, azul, amarelo, coral, verde e preto. Os tecidos refletem o clima de
veraneio, através de sua textura, fluidez e leveza.
Ouseuse
Em 2019, a Ouseuse
comemora 25 anos da marca. É uma das pioneiras do setor de moda íntima do polo
de Juruaia. É fruto da ousadia de Rosana Marques. Para este ano vai lançar a
coleção Celebra, que trará modelos das linhas lingerie, fitness e praia com
tecidos, cores e detalhes, evidenciando a maturidade da marca. Na linha praia,
a Ouseuse oferece estampas digitais exclusivas com folhagens, geométricas,
listras e florais. Na cartela de cores, destaques para o verde, o
vermelho, o amarelo, o pink, o rosê, o azul, o dourado e o branco, que está em
alta. A linha lingerie está presente em tecidos como as rendas com elastano, a
renda chantily (cílios), a microfibra e o tule. Preto, branco, divino
(vermelho), nude e coral são os tons predominantes na cartela de cores. Já os
detalhes estão presentes em adereços com strass, alças finas e bojos
removíveis. Já a linha fitness possui tecidos específicos como o suplex liso,
tecidos com texturas, tule power e telinhas. Destaque para o dry fit de secagem
rápida e alta absorção de umidade. A empresa também preparou uma lingerie
comemorativa, na qual um dos conjuntos de maior sucesso da marca ganhou um
pingente em prata com detalhes em strass no sutiã, justamente em comemoração
aos 25 anos da Ouseuse.
Outlet Lingerie
A marca apresenta um
conceito com foco direcionado a sensualidade e conforto, utilizando cores,
formas e materiais, que serão os queridinhos da próxima estação. No portfólio,
as clientes encontrarão peças elaboradas com tule, que traz a leveza e
sensualidade para a lingerie. A linha Praia tem vários tons de neon e também
combinações com estampas.
Art Desejo
A marca focou no
lançamento moda praia, acompanhando a tendência dos tons pastéis e mesclando
com a beleza da natureza, estampas digitais florais, geométricas e listras.
Tudo desenvolvido com gosto, classe e feminilidade.
Beleza Nativa
A marca vai lançar a
coleção 2020 “Brasilidade, o amor que inspira” com cores vivas, vibrantes
e modelagem que traz o que mais valoriza as mulheres brasileiras. Há 10 anos, a
Beleza Nativa produz lingerie e moda praia com qualidade e sofisticação. A
delicadeza de suas peças atende o público feminino com tamanhos especiais, além
do masculino e o infantil.
Sobre Juruaia
- A capital da lingerie
A cidade de Juruaia,
no Sudoeste de Minas Gerais, é considerada a capital da lingerie. A história
inicia-se nas plantações de café, onde a maioria da população trabalhava nas
lavouras. A economia foi crescendo e em meados de 1992, duas empresas deram
início a produção de lingerie no munícipio.
O incentivo ao
empreendedorismo é uma das marcas da cidade, que tem 95% das confecções locais comandadas
por mulheres. Essas empresas têm acompanhado as tendências nacionais,
oferecendo bom preço, qualidade e design como diferencial. Assim, Juruaia se
tornou uma das mais importantes fabricantes do país.
Segundo dados da ACIJU,
ao todo, são mais de 200 confecções instaladas em Juruaia, que geram cerca de
cinco mil empregos e vendem mais de 1,5 milhão de peças por mês. Anualmente,
são produzidas aproximadamente vinte milhões de peças. Juruaia encontrou sua
vocação, consolidando-se como a Capital da Lingerie.
Serviço:
15º Festlingerie
Data: 7 a 14 de setembro de 2019, das 8h às 17h
Local: Lojas participantes em Juruaia, Minas Gerais
Contato: (35) 3553-1327
Site: www.festlingeriejuruaia.com.br
Facebook: www.facebook.com/festivaljuruaia
ASCOM
Marcela Parra