
O prefeito Paulo César Silva anunciou, na manhã da quarta-feira (6), que a unidade da Alcoa em Poços de Caldas não corre risco de fechamento. A notícia foi divulgada após reunião entre o CEO mundial da companhia, Klaus Kleinfeld, e a presidente da República, Dilma Rousseff, em Brasília, na terça-feira (5).
No encontro, ficou definido que serão mantidas preservadas as operações da subsidiária brasileira da Alcoa. As unidades de fundição de alumínio que estavam sob ameaça de cortes na produção deverão sofrer apenas ajustes, principalmente no que diz respeito à corte de custos.

Ao jornal Valor Econômico, o presidente da Alcoa para a América Latina e Caribe, Franklin Feder, fez questão de declarar que não haverá fechamento de linhas.
Também participaram da reunião em Brasília, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel e o ministro de Minas e Energia Edison Lobão. O Governo Federal se comprometeu em diminuir o peso dos custos da energia sobre as operações da indústria brasileira, principal problema enfrentado pela Alcoa no Brasil, o que determinou a decisão da permanência das plantas da empresa no país. Hoje, a Alcoa produz 95 mil toneladas/ano na unidade de Poços de Caldas e 265 mil toneladas em São Luís (MA).
Esta foi a segunda vez que o CEO mundial da Alcoa, Klaus Kleinfeld, veio ao Brasil em menos de um ano e o primeiro encontro do executivo com a presidente da República. Desde o início do ano, a empresa avalia a possibilidade de cortar produção no Brasil, diante da queda nos preços do alumínio e do peso dos custos de energia nas operações.
O prefeito Paulo César Silva comemorou a boa notícia. “A nossa busca e a nossa luta não foram em vão e estamos muito felizes porque, hoje, a Alcoa conta também com o apoio do Governo Federal para a manutenção de suas fábricas no país, incluindo a planta de Poços de Caldas, garantindo o emprego dos funcionários da empresa no município”, destacou.
O diretor de Operações de Poços de Caldas, João Batista Menezes, externou os agradecimentos da empresa à Prefeitura. “Prezado prefeito Paulo César Silva, toda a Alcoa agradece a sua ajuda e empenho e reforçamos a importância desta atuação neste resultado tão auspicioso para a nossa querida Poços de Caldas”, salientou, em correspondência encaminhada ao chefe do Executivo local.